Resumo

O objetivo deste trabalho foi observar o nível de consciência e prática dos sujeitos estudados em relação às regras de jogos em Educação Física. Para tanto, foram utilizados dois dentre os vários métodos existentes nessa área. Um deles semelhante ao método de ensino caracterizado por Mosston como de "Comando", em seu livro Teaching Physical Education From Command To Discovery (1966/1978). Neste, toda a estrutura e as regras do jogo eram definidas previamente pelo professor, cabendo ao aluno apenas a execução do que lhe fora determinado. O outro método se assemelhava ao de "Resolução de Problemas" (também definido por Mosston). Neste caso o professor apenas cumpria um papel de moderador e criador de situações-problema para os alunos resolverem. Estes eram aqui responsáveis por toda a organização e execução da tarefa, conseqüentemente, por seus êxitos ou fracassos. Um total de 65 sujeitos de ambos os sexos, com idade mediana de nove anos e 10 meses participaram deste experimento. Estes sujeitos pertenciam a duas classes sorteadas dentre as seis existentes de terceira série em uma escola estadual de primeiro grau da cidade de São Bernardo do Campo, SP. O experimento desenvolveu-se em quatro etapas: a primeira e a terceira constaram, cada uma, de seis sessões de atividades físicas, durante as quais se realizaram 14 jogos conhecidos na literatura de Educação Física. Onze deles na primeira etapa e três na segunda. Nestas etapas participaram dois grupos de alunos, cada um com aproximadamente 30 sujeitos, denominados de Grupo A e Grupo B. O primeiro realizou os jogos com regras elaboradas pelos próprios sujeitos e o Grupo B realizou-os com regras impostas pelo experimentador. Tanto a segunda como a quarta etapa consistiram na realização de entrevistas com os sujeitos selecionados para tal. As entrevistas ocorreram após a última execução de cada jogo selecionado que, no caso, foram dois: "Corrida de Estafetas"(segunda etapa) e "Bola ao Cesto Adaptado"(quarta etapa). Foram selecionados ao acaso, em cada grupo, 10 sujeitos, que compuseram assim, os sub-grupos A1 e B1 (segunda etapa) A2 e B2 (quarta etapa). Os dados obtidos foram estatisticamente tratados através das provas de Mann-Whitney e Coeficiente de Correlação de Postos de Spearmann. Os resultados indicaram que a metodologia utilizada para o Grupo A foi significativamente melhor que a do Grupo B, exceto em Consciência da Regra na situação "Bola ao Cesto Adaptado". É provável que isso tenha ocorrido porque o Grupo A teve oportunidade de construir as regras de seu jogo. Portanto, pôde compreender o que estava fazendo, enquanto que os sujeitos do Grupo B, por receberem tudo pronto e se limitarem a cumprir as determinações do experimentador, tiveram essa compreensão limitada. Os resultados foram assim, discutidos com base em uma comparação entre os dois métodos utilizados na realização do programa de atividades físicas e à luz da teoria sobre o julgamento moral na criança de Piaget.

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