Resumo

O esporte envolve valores que são chave para o desenvolvimento da sociedade e que podem ser usados para a educação dos jovens. Pierre de Coubertin, quando constitui o Movimento Olímpico, uma das bases do esporte moderno, defende que o esporte deve ser utilizado como um meio para ensinar tais valores indispensáveis à vida em sociedade. Nos valores olímpicos, a prática desportiva cotidiana abrange diversas atividades, tornando-se uma ferramenta importante para uma educação integral dos jovens. Por isso, nas aulas de educação física, os professores podem passar aos alunos valores como a disciplina, o respeito, a dedicação, a persistência, o desenvolvimento do trabalho em grupo, o estilo de vida saudável, a convivência com as diferenças interpessoais, a inclusão e à amplificação das perspectivas de vida. A prática esportiva na escola é acima de tudo afetiva e a partir dos valores transmitidos neste ambiente, cria-se uma cultura que os jovens levam para toda a vida. O ensino desses valores e das habilidades, mencionados anteriormente, fazem parte do que hoje chamamos de competências socioemocionais, que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a referência nacional obrigatória para que as escolas desenvolvam seus projetos pedagógicos, e tem o compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos. O intuito desse artigo é mostrar como o esporte, através das aulas de Educação Física na escola – e dos valores do Olimpismo integradas a ela – colabora para o desenvolvimento integral do jovem, considerando sua formação física, emocional, intelectual e social e atendem aos novos requisitos pedagógicos da BNCC.

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v. 6 (2022)
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