Integra

Introdução: Estudos indicam que da infância para a adolescência ocorre uma varização progressiva do alinhamento do joelho no plano frontal. Por outro lado, alguma variável como o ambiente de exposição pode acentuar essa varização em algumas faixas etárias.

 Objetivo: comparar as distâncias intermaleolar (DIM) e intercondilar (DIC), de acordo com a idade cronológica, em praticantes e escolares não praticantes de futebol.

 Metodologia: a amostra foi composta por 128 meninos de 14 a 17 anos separados em dois grupos: meninos engajados em um programa estruturado de futebol (FUT) (n=65) de no mínimo 3 sessões semanais de 60 minutos cada e escolares não praticantes de futebol (ESC) (n=63). Foram aferidas as distâncias intermaleolar e intercondilar expressas em centímetros, segundo Sharrard (1971). Para a análise estatística foi utilizada média, desvio padrão e os testes estatísticos Kruskal Wallis e Mann Whitney para comparações das distâncias intercondilar e intermaleolar no mesmo grupo e grupos diferentes, respectivamente. O nível de significância adotado foi p<0,05.

 Resultados: Praticantes de futebol apresentaram graus de geno varo (DIC) mais acentuados que os escolares em todas as idades, entretanto apenas nos 14, 17 anos e grupo total (todas as idade juntas) essa diferença foi estatisticamente significativa (p<0,05). Os graus de geno valgo (DIM) tenderam a ser menores nos praticantes de futebol do que nos escolares em todas as idades, todavia essa diferença foi significativa apenas aos 17 anos e no grupo total (p<0,05).

 Conclusão: Praticantes de futebol apresentaram os graus de geno varo mais acentuados que os escolares. Os dados dessa pesquisa corroboram com a hipótese de que o futebol pode acentuar os graus de geno varo e/ou que existe uma seleção natural aos sujeitos que apresentam esses graus de geno varo.