Resumo

Este estudo se constitui enquanto uma Pesquisa Qualitativa com o intuito de descrever e analisar, a partir de uma experiência concreta de intervenção, o ensino da Ginástica Geral enquanto uma ferramenta potencializadora aos processos inclusivos de jovens e adultos com Deficiência Intelectual. O estudo toma como eixo central no âmbito teórico-metodológico a Pesquisa Ação Colaborativa, pela possibilidade que esta perspectiva oferece aos envolvidos atuarem de maneira compartilhada na produção de saberes e fazeres pedagógicos. Os sujeitos participantes do estudo em tela são oriundos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Vitória/ES e da comunidade, totalizando um grupo de 30 alunos. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o registro das aulas em diários de campo, relatórios finais solicitados aos estagiários, fotografias, videogravações, além da realização de um grupo focal, aplicado no início de novembro, com os pais e/ou responsáveis pelos jovens e adultos. Os resultados apontam que o ensino da Ginástica Geral enquanto uma prática corporal pautada em ações inclusivas e democráticas, com foco na interação social, na relação comunicativa e na formação dos sujeitos, potencializa o processo de apropriação e (re) significação dos conhecimentos, auxiliando-os assim no estabelecimento de uma relação qualitativa com o meio sócio-cultural.

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