Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de investigar o processo musicoterápico, descrevendo seus procedimentos e analisando a prática terapêutica, questão essa que foi se delineando de forma cada vez mais clara na medida que se avançava na investigação. Para tanto, trabalhou-se ao longo de três estudos, com crianças encaminhadas pela escola com queixas de desatenção. Cada um desses estudos consistiu no planejamento, implementação e avaliação de uma intervenção musicoterápica, sendo que cada um foi originando questões mais específicas e delimitadas pelo objetivo geral, as quais encaminhavam o estudo seguinte. O primeiro foi desenvolvido com uma única criança, durante sete sessões, apontando para a importância de se investigar melhor o "diagnóstico" dado à criança, de forma que se pudesse desenvolver depois, com essa criança, procedimentos mais adequados às suas necessidades. A partir de tal estudo, chegou-se à conclusão de que seria interessante sistematizar um conjunto de atividades musicoterápicas, suscetível de se constituir como instrumento de apoio para o trabalho do musicoterapeuta. Um segundo estudo foi então realizado, a seguir, com cinco crianças, durante doze sessões, implementando-se, durante o mesmo, o instrumento citado. Pretendeu-se explorar aí a questão do uso desse instrumento em um grupo de crianças, uma vez que o trabalho em grupo favorece um maior número de indivíduos simultaneamente e considerar algumas questões específicas levantadas na primeira investigação. No decorrer desse estudo, foi-se observando, entre outras coisas, a importância do grupo para o processo terapêutico. Passou-se também a questionar sobre o modo de implementação dos procedimentos musicoterápicos do instrumento de apoio, o que levou a se planejar um terceiro estudo, com vistas a se analisar como essas atividades eram aplicadas e vários outros aspectos da sessão que podiam melhor informar sobre o processo musicotápico. Do ponto de vista da intervenção, os três estudos foram bem sucedidos, uma vez que foi constatado o desvanecimento da queixa e a mudança de comportamento da criança na escola e na família (segundo relato dos professores e familiares). Do ponto de vista da pesquisa, procurou-se analisar dimensões do processo terapêutico que pudessem estar relacionadas a tais mudanças. O trabalho também procurou oferecer contribuições metodológicas tanto para a prática da profissão do musicoterapeuta como para os profissionais interessados na pesquisa na área. O instrumento de apoio à Musicoterapia (atividades sistematizadas) e o instrumento de analise da prática, os quais caracterizam o produto desta pesquisa, estão apenas esboçados. Espera-se que a utilização, análise e crítica dos mesmos, feitas de forma sistemática, venham a acarretar o aperfeiçoamento de cada um deles e favorecer o trabalho dos profissionais e pesquisadores da área.

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