Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar de que forma a prática da natação pode ser utilizada como coadjuvante no processo de alfabetização em crianças de 5 e 6 anos de idade. O grupo pesquisado foi composto por 120 alunos, de ambos os sexos, da Escola Municipal Clóvis Beviláqua, zona norte do Rio de Janeiro, sendo as aulas de natação re.alizadas na Vila Olímpica Carlos Castilho, no bairro de Ramos. Os alunos foram divididos em dois grupos, onde 60 alunos realizaram aulas de natação específica e os outros 60 alunos continuaram com o programa normal nas aulas de natação durante a pesquisa. Foram avaliados os seguintes pré-requisitos para a elaboração das aulas: a coordenação motora fina e global, o conhecimento das letras e da escrita, dos números e das contas primárias, da noção de conjunto e de cores, além da influência na socialização entre os alunos, valências fundamentais para esta faixa etária em idade escolar. As aulas foram realizadas duas vezes por semana, por 50 minutos, durante o período de 5 meses. Foi aplicado nos alunos um pré-teste antes do início das aulas para a avaliação do nível de conhecimento, e reaplicado com o mesmo conteúdo após a aplicação das aulas específicas, podendo-se observar uma melhora no rendimento e na realização do teste no grupo de 60 alunos que realizaram as aulas específicas de natação. Já o grupo de 60 alunos que não participaram destas aulas apresentou dificuldade em realizar as questões propostas no teste. Pode-se observar que as atividades específicas aplicadas nas aulas de natação facilitaram que o grupo de 60 alunos, participante das mesmas, obtivesse um resultado melhor que o grupo que não participou das aulas, concluindo assim, que tais atividades foram importantes por complementarem o conteúdo utilizado em sala de aula.

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