Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica quanto ao ensino do futebol e verificar como os professores de Educação Física da rede estadual de ensino de Trindade-GO se aproximam da teoria pedagógica histórico-crítica. Os objetivos específicos foram: a) verificar como o ensino do futebol na escola, a pedagogia histórico-crítica e suas aproximações com a Educação Física escolar tem sido tratado na produção acadêmica de importantes periódicos científicos do campo; b) Estruturar um levantamento descritivo envolvendo todos os respectivos profissionais de Educação Física modulados na rede estadual da cidade do ano de 2018 relacionado ao trabalho pedagógico e as práticas de ensino do conteúdo futebol na escola; c) identificar e analisar as concepções pedagógicas bem como conhecer quais são as principais dificuldades e desafios quanto ao processo da transmissão do futebol como um saber sistematizado; d) ofertar um curso básico de oito horas de introdução à pedagogia histórico-crítica aos professores de Trindade-GO. O marco teórico desta pesquisa é a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural de acordo com seus principais colaboradores no Brasil: Dermeval Saviani, Newton Duarte e Lígia Martins. A pesquisa teve como fundamento científico-metodológico a concepção crítico-dialética. As técnicas de pesquisa compreenderam a revisão bibliográfica sobre o ensino do futebol na escola, sobre a pedagogia histórico-crítica e a Educação Física na perspectiva crítico-superadora. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os professores de Educação Física da rede estadual da cidade. Os resultados da investigação indicam que o futebol, apesar de ser um conteúdo hegemônico nas aulas de Educação Física escolar, tem sido transmitido de forma espontaneísta por falta de formação continuada que contribua com o desenvolvimento da práxis docente quanto à apropriação de conhecimentos pedagógicos, culturais, históricos e técnico-científicos. Enquanto produto educacional da pesquisa desenvolveu-se um curso de formação que tratou dos conceitos centrais da pedagogia histórico-crítica e seus desafios e possibilidades para o ensino do futebol na Educação Física escolar. Como subprodutos educacionais tivemos a publicação do sexto capítulo da obra: Educação Física: diferentes olhares (LIMA, 2018), a construção de um grupo de estudos coletivo para a troca de informações e experiências de ensino e aprendizagem referente aos fundamentos teóricos, didáticos e filosóficos da pedagogia histórico-crítica, constituído com os profissionais de Educação Física escolar do município denominado de GEPEFET - Grupo de Estudos dos Profissionais de Educação Física Escolar de Trindade. E a oferta de um minicurso de 4 horas em um Congresso Internacional relacionado ao ensino do futebol respaldado pela pedagogia histórico-crítica. (X SEPEF e V CIFP) da cidade de Goiânia-GO.

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