A Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física e Suas Relações com os Temas Tranversais
Por Clariana Rodrigues Ruy (Autor), Glauco Nunes Souto Ramos (Autor).
Em III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar como os professores de Educação Física dos 3°e 4°ciclos do Ensino Fundamental utilizam os Temas Transversais, propostos pelos ParâmetrosCurriculares Nacionais, em suas aulas. Foram realizadas entrevistas com professores equestionários com os alunos. Com base nos dados analisados, construímos as categorias deanálise: 1) Opinião sobre os temas transversais, 2) Conteúdos desenvolvidos ao longo do ano,3) Resistência dos alunos a novos conteúdos. Foi possível perceber que os professoresconsideram a proposta interessante, porém, a utilizam superficialmente, alegando dificuldadee desinteresse dos alunos. Já estes, mostraram-se desmotivados com aulas onde somente oesporte é trabalhado e afirmaram ter grande interesse em aprender novos conteúdos.Consideramos, portanto, a utilização de novos recursos e novas estratégias para as aulas e,neste contexto, sugerimos os Temas Transversais como possibilidade concreta para oprofessor de Educação Física.