A prática pedagógica dos professores de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental
Por Marcos Antônio de Araújo Leite Filho (Autor), Vânia Olímpia Barbosa Silva (Autor), Ricardo Teixeira da Rocha (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 6, 2022.
Resumo
A prática pedagógica dos professores de Educação Física tem sido objeto de várias pesquisas acadêmicas no intuito de esclarecer o seu processo de construção, as preocupações que norteiam a sua intenção, bem como os desafios enfrentados na realidade escolar. Enquanto disciplina obrigatória do ensino básico, a Educação Física desenvolve possibilidades de movimentos, auxilia no processo de ensino e aprendizagem de outras disciplinas, promove ações de bem estar, sendo um importante eixo escolar. Por esta relevância, a presente pesquisa investigou a prática pedagógica dos professores de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a viabilização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica em conjunto com uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário que buscou identificar como acontecia a prática pedagógica dos professores de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental; como era feito o planejamento de estratégias de ensino dos professores sujeitos da pesquisa; e conhecer a realidade do cotidiano destes professores da rede pública de ensino.