Resumo

A prática pedagógica dos professores de Educação Física tem sido objeto de várias pesquisas acadêmicas no intuito de esclarecer o seu processo de construção, as preocupações que norteiam a sua intenção, bem como os desafios enfrentados na realidade escolar. Enquanto disciplina obrigatória do ensino básico, a Educação Física desenvolve possibilidades de movimentos, auxilia no processo de ensino e aprendizagem de outras disciplinas, promove ações de bem estar, sendo um importante eixo escolar. Por esta relevância, a presente pesquisa investigou a prática pedagógica dos professores de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a viabilização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica em conjunto com uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário que buscou identificar como acontecia a prática pedagógica dos professores de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental; como era feito o planejamento de estratégias de ensino dos professores sujeitos da pesquisa; e conhecer a realidade do cotidiano destes professores da rede pública de ensino.

Acessar