A Prática Pedagógica da Educação Física no Mst: Possibilidades de Articulação Entre Teoria Pedagógica, Teoria do Conhecimento e Projeto Histórico
Por Joelma de Oliveira Albuquerque (Autor), Nair Casagrande (Autor), Celi Nelza Zulke Taffarel (Autor), Micheli Ortega Escobar (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 28, n 2, 2007. Da página 121 a 140
Resumo
A experiência de formação que fazemos referência no presente trabalho está vinculada à pesquisa matricial “Problemática significativas da prática pedagógica, produção do conhecimento, formação de professores e políticas públicas” desenvolvida pelo Grupo Lepel/ Faced/UFBA. Aborda o programa de ensino que se propôs elevar a escolarização de trabalhadores do campo, considerando o trabalho como princípio educativo a partir dos sistemas de complexos. Particularmente apresentaremos as proposições desenvolvidas na disciplina curricular cultura corporal. O objetivo geral do estudo foi sistematizar proposições para o trato pedagógico na educação de jovens e adultos do campo.