A Prática Pedagógica em Ginástica: Uma Experiência na Escola Estadual Hildete Lomanto
Por Alexandre Henrique Silva Bezerra (Autor).
Resumo
Monografia final de Curso de Especialização em Educação Física. Traz como tema a práticapedagógica da ginástica em aulas de Educação Física na escola pública. Pretende explicar a teoriado conhecimento que embasa o processo de ensino e aprendizagem na ginástica escolar, a partir dateoria histórico cultural, fazendo-o a partir do projeto “Ginástica: Alegria na Escola”. Traz comoproblematização: como é possível organizar o trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento daginástica, em ciclos de ensino, considerando a teoria histórico cultural, desenvolvendo bases efundamentos da ginástica, a partir de aulas e oficinas para uma turma da Escola Estadual HildeteLomanto? Estas experiências vivenciadas podem ser expostas em séries ginásticas no “Festival deCultura Corporal: A Ginástica na Escola Pública” – a ser realizado ao final dos semestres 2010-1 e2010-2, de maneira auto-determinada e auto-organizada dos professores e estudantes? Foi utilizadoo método didático da prática social, auxiliado pelo método da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005),baseado na perspectiva histórico crítica (SAVIANI, 2007). Hipóteses formuladas: 1) Provavelmentenão é tratado o conhecimento da ginástica na escola; 2) Provavelmente o conhecimento da ginásticaàs crianças e jovens contribuirá para a elevação do pensamento teórico; 3) Provavelmente paraampliar as referências do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física, no trato como conteúdo da ginástica é necessária uma teoria do conhecimento de base sócio histórica. Osresultados permitem propor outra organização do tempo pedagógico (TAFFAREL; ESCOBAR;FRANÇA, 1995). Constatou-se alteração significativa no trato com o conhecimento da ginástica. Ocontato com a escola pública contribuiu significativamente para a formação de estudantes e deprofessores numa perspectiva crítica