Resumo

Monografia  final  de  Curso  de  Especialização  em  Educação  Física.  Traz  como  tema  a  práticapedagógica  da  ginástica  em  aulas  de  Educação  Física  na  escola  pública.  Pretende  explicar  a  teoriado conhecimento que embasa o processo de ensino e aprendizagem na ginástica escolar, a partir dateoria  histórico  cultural,  fazendo-o  a  partir  do  projeto  “Ginástica:  Alegria  na  Escola”.  Traz  comoproblematização: como é possível organizar o trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento daginástica,  em  ciclos  de  ensino,  considerando  a  teoria  histórico  cultural,  desenvolvendo  bases  efundamentos  da  ginástica,  a  partir  de  aulas  e  oficinas  para  uma  turma  da  Escola  Estadual  HildeteLomanto?  Estas  experiências  vivenciadas  podem  ser  expostas  em  séries  ginásticas  no  “Festival  deCultura  Corporal:  A  Ginástica  na  Escola  Pública”  –  a  ser  realizado  ao  final  dos  semestres  2010-1  e2010-2, de maneira auto-determinada e auto-organizada dos professores e estudantes? Foi utilizadoo  método  didático  da  prática  social,  auxiliado  pelo  método  da  pesquisa-ação  (THIOLLENT,  2005),baseado  na  perspectiva  histórico  crítica  (SAVIANI,  2007).  Hipóteses  formuladas:  1)  Provavelmentenão é tratado o conhecimento da ginástica na escola; 2) Provavelmente o conhecimento da ginásticaàs  crianças  e  jovens  contribuirá  para  a  elevação  do    pensamento  teórico;  3)  Provavelmente  paraampliar as referências do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física, no trato como  conteúdo  da  ginástica  é  necessária  uma  teoria  do  conhecimento  de  base  sócio  histórica.  Osresultados  permitem  propor  outra  organização  do  tempo  pedagógico  (TAFFAREL;  ESCOBAR;FRANÇA,  1995).  Constatou-se  alteração  significativa  no  trato  com  o  conhecimento  da  ginástica.  Ocontato  com  a  escola  pública  contribuiu  significativamente  para  a  formação  de  estudantes  e  deprofessores numa perspectiva crítica

Acessar