Resumo

Monografia final de Curso de Especialização em Educação Física. Traz como tema a prática pedagógica da ginástica em aulas de Educação Física na escola pública. Pretende explicar a teoria do conhecimento que embasa o processo de ensino e aprendizagem na ginástica escolar, a partir da teoria histórico cultural, fazendo-o a partir do projeto “Ginástica: Alegria na Escola”. Traz como problematização: como é possível organizar o trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento da ginástica, em ciclos de ensino, considerando a teoria histórico cultural, desenvolvendo bases e fundamentos da ginástica, a partir de aulas e oficinas para uma turma da Escola Estadual Hildete Lomanto? Estas experiências vivenciadas podem ser expostas em séries ginásticas no “Festival de Cultura Corporal: A Ginástica na Escola Pública” – a ser realizado ao final dos semestres 2010-1 e 2010-2, de maneira auto-determinada e auto-organizada dos professores e estudantes? Foi utilizado o método didático da prática social, auxiliado pelo método da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005), baseado na perspectiva histórico crítica (SAVIANI, 2007). Hipóteses formuladas: 1) Provavelmente não é tratado o conhecimento da ginástica na escola; 2) Provavelmente o conhecimento da ginástica às crianças e jovens contribuirá para a elevação do pensamento teórico; 3) Provavelmente para ampliar as referências do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física, no trato com o conteúdo da ginástica é necessária uma teoria do conhecimento de base sócio histórica. Os resultados permitem propor outra organização do tempo pedagógico (TAFFAREL; ESCOBAR; FRANÇA, 1995). Constatou-se alteração significativa no trato com o conhecimento da ginástica. O contato com a escola pública contribuiu significativamente para a formação de estudantes e de professores numa perspectiva crítica.