A Prática Pedagógica de Uma Professora de Educação Física: Mergulhando no Universo de Uma Escola Pública no Estado do Amapá/ap.
Por Maria da Conceição dos Santos Costa (Autor), Maria do Socorro dos Santos Mendonça (Autor), Dinah Vasconcellos Terra (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 31, n 2, 2010. Da página 215 a 230
Resumo
Este estudo é um recorte da dissertação de mestrado que interpreta o cotidiano de uma professora de educação física em uma escola pública do estado do Amapá (AP). Optamos pela etnografia educativa por possibilitar, nos espaços educativos, revelar as debilidades, sinalizar as necessidades e/ou preparar caminho para as mudanças. Encontramos na categoria: “Os projetos da escola e sua inserção na educação física” a revelação de um cotidiano que influencia diretamente o planejamento do componente curricular educação física. Concluímos que é necessário dar vozes aos fatos silenciados na escola, como o envolvimento que a professora faz acontecer no dia a dia, abraçando vários projetos, mesmo que estes interfiram em suas aulas.