Resumo

Podemos dizer que a alimentação é uma junção entre o natural – sobrevivência – e o cultural – encarregado, este, de ditar todo o resto. Apesar da internacionalização da indústria alimentícia, culturas diferentes, religiões e estilos de vida podem ditar o que se deve comer e o que não se deve. Nesse conjunto de interditos e modos de se alimentar inclui-se o vegetarianismo, que vem atraindo contingentes populacionais significativos na contemporaneidade. Isto tem conseqüências para a questão da corporeidade, se levarmos em consideração que o que se come nos constitui, no sentido biológico e natural, mas que na verdade é ditado pela cultura e pela história. A pesquisa foi realizada na cidade de Rio Claro, com pessoas que possuem como escolha alimentar o vegetarianismo. Os dados foram coletados através de fontes primárias e secundárias. Nesse sentido, este projeto de pesquisa teve como problema compreender, entre pessoas que presentemente adotam a alimentação vegetariana, os objetivos que norteiam esta opção, como representam “os corpos” e como concebem a relação com a posição do homem na natureza. Após a análise dos resultados pudemos perceber que existe uma intermitência na prática do vegetarianismo. Foi possível constatar que argumentos ambientalistas, argumentos científicos relacionados à saúde e argumentos religiosos legitimam a prática vegetariana. Em relação aos cuidados com a saúde, os vegetarianos possuem práticas que denominamos de naturalistas, ou seja, que vão contra a biomedicina. A atividade física é caracterizada pelas práticas alternativas e o vegetariano pode ser caracterizado por uma junção entre o corpo, o espírito e o meio ambiente.

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