Resumo


A obra analisada traz contribuições sobre os aspectos pedagógicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Física. Em termos de conteúdo são enfatizadas experiências nas quais o aluno possui papel ativo nas aulas a partir da aplicação de elementos da sociologia da infância na escola. Em coerência, um aspecto destacado no processo de escrita do livro foi a participação dos discentes em cada capítulo, refletindo sobre as experiências vividas dentro do programa. Assim, recomendamos a leitura do volume para uma compreensão mais detalhada sobre o papel do programa PIBID, particularmente na implantação de conteúdos pouco usuais e na ressignificação das práticas presentes no contexto escolar.

 

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Censo da educação superior: 2014 – resumo técnico. Brasília: INEP/MEC, 2016.

CUNHA, Maria I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, maio/ago, p. 266, 2006.

DOLTON, Peter; MACENARO, Oscar; VRIES, Robert; SHE, PopWen. Global teacher status – Index 2018. Londres: Varkey Foundation. Disponível em: https://www.varkeyfoundation. Acessado em 25 de junho de 2019.

EDUCA MAIS: Educação EAD cresce 133% em mais de um ano após atualização de legislação. Em.com.br educação. 12/07/2018. https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2018/07/12/internas_educacao,972964/educacao-ead-cresce-133-em-mais-de-um-ano-apos-atualizacao-de-legisla.shtml

EU ESTUDANTE - MEC divulga o Censo da Educação Superior de 2016. 31/08/2017.https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2017/08/31/ensino_ensinosuperior_interna,622359/mec-divulga-o-censo-da-educacao-superior-de-2016.shtml

FOLHA DE SÃO PAULO: Educação: 20% dos futuros professores no Brasil tem nota vermelha. Angela Pinho, (28/11/2016). Acessado em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/11/1836190-20-dos-futuros-professores-no-brasil-tem-nota-vermelha.shtml

LIBANEO, José C. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MELLO, André S.; SANTOS, Wagner; FILHO, Nelson F.A.; POZZATTI, Mariana. Pibid: formação docente e práticas pedagógicas em educação física (volume 1) - 1. ed. vol.1, Curitiba: Appris, 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. 2018. http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/40111-altos-indices-de-evasao-na-graduacao-revelam-fragilidade-do-ensino-medio-avalia-ministro

OLIVEIRA, Amauri A. B. Mercado de trabalho em Educação Física e formação profissional: breves reflexões. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v.8, n.4, p.45-50, set/2000.

PEREIRA, Júlio E. D. - A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p. 273-280, 2015.

POZZATTI, Mariana; SILVA, Andreia; MELLO, André da Silva. Pibid: formação docente e práticas pedagógicas em educação física (volume 2) - 1. ed. vol.2, Curitiba: Appris, 2018.

Acessar