Resumo

OBJETIVO: Pesquisar como ocorre, na visão dos treinadores, a preparação de crianças e jovens para as competições de tênis, procurando responder às 3 categorias norteadoras idealizadas por Marques (2004), referentes à Teoria das Competições, enquanto um Modelo de Educação de Crianças e Jovens: os modelos das competições para jovens tenistas; o contexto da relação vitórias x derrotas; e a frequência nas competições dos jovens tenistas.
MÉTODOS: Participaram do estudo 11 treinadores, de 6 clubes e 3 academias de 4 estados brasileiros. O estudo apresenta uma análise qualitativa, com pesquisa descritiva exploratória, a partir dos dados obtidos das entrevistas, realizadas com questionário semiestruturado. A análise dos dados deu-se a partir das 3 categorias de Marques (2004).
RESULTADOS: A análise de conteúdo permite observar que as competições para jovens tenistas estão mais bem estruturadas, principalmente nos estágios iniciais. Com relação ao contexto de vitórias e derrotas, os relatos indicam que as condições atuais não atendem aos fundamentos preconizados por Marques (2004), e ainda há muito o que se evoluir nesse âmbito, principalmente no sentido de desenvolver, com as crianças e jovens, o “saber perder e o saber vencer”. A respeito da frequência maior ou menor das competições, houve um desenvolvimento, mas não suficiente para atender às ideias do autor, pois muitos jovens são vetados de competir por seus treinadores; ou, por outro lado, atletas competem em grande quantidade, mas sem considerar-se o número de derrotas.
CONCLUSÃO: De acordo com os treinadores entrevistados, há sinais de evolução de vários aspectos da preparação de jovens tenistas para competições, mas muito do que acontece na prática vai de encontro às propostas teóricas aqui apresentadas, o que indica a necessidade de intervenção para o alinhamento entre as práticas recomendadas pela literatura e as condutas efetivas dos treinadores.

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