Resumo

Circo e Teatro são dois tipos de manifestações artísticas que há muito tempo dialogam e alimentam-se uma da outra. “O circo nasce reunindo o que tem de mais popular, artistas de ruas, saltimbancos, acrobatas, música, dança, apresentações equestres, entre outras atividades” (MACEDO, 2011, p. 14). Este diálogo que o circo apresenta com outras linguagens permite que ele se encontre em diversos espaços que vão para além do picadeiro. A pesquisa propõe um estudo voltado às artes circenses, pois nelas há uma extensa variedade de atividades que possibilitam trabalhar diversas atribuições humanas. Na condição de pesquisadora do campo do teatro percebi que há pouca quantidade de material voltado à hibridação entre o circo e o teatro pensando nas possibilidades de transpor esta união a um processo de ensino-aprendizagem. Acreditando na potencialidade pedagógica e formativa do circo em conciliação com o teatro, a pesquisa volta-se a seguinte reflexão: De que forma as artes circenses podem contribuir com o processo formativo no teatro? O intuito da pesquisa é evidenciar as qualidades do circo como espetáculo, estética, estudo e treinamento e reconhecer a influência dessa manifestação no universo teatral. Para compreender quais espaços o circo tem ocupado no processo de ensino-aprendizagem teatral e qual a viabilidade do seu estudo, fizemos nessa pesquisa um levantamento das universidades públicas do Brasil que oferecem o curso de Artes Cênicas e, dentre estas, quais oferecem o componente curricular relacionado às práticas circenses; em paralelo realizamos um estudo bibliográfico para identificar se o conteúdo histórico/cultural do circo bem como as suas potencialidades educacionais contribuem para a formação do ator; para, por fim, perceber se a linguagem circense está presente no processo de ensinoaprendizagem do teatro e como isso se dá.

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