A presença das mídias (tics) na formação inicial em educaçao física no Rio Grande Do Sul - Brasil
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 1, n 2, 2013.
Resumo
Este estudo identificou os cursos de Educação Física (Licenciatura e/ou Bacharelado) do Rio Grande do Sul que oferecem disciplinas e/ou atividades envolvendo as mídias/tecnologias como componente curricular, com o objetivo de analisar a importância da temática na formação profissional. Foram considerados os 71 cursos (31 de Bacharelado e 40 de Licenciatura) oferecidos em 25 IES. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram entrevistas via e-mail e telefone, com coordenadores e professores do Curso, e consulta aos sites das IES. Embora pesquisadores e documentos oficiais alertem à importância dos conteúdos à formação inicial dos futuros profissionais, principalmente, aos que terão a escola como campo de atuação, três das cinco IES públicas e seis das 20 privadas oferecem nos PPCs dos cursos de Educação Física disciplinas obrigatórias ou eletivas envolvendo mídias/tecnologias. Os conteúdos são desenvolvidos em 19 disciplinas, em 24% dos cursos de Bacharelado e em 29% dos cursos de Licenciatura. A importância dos conteúdos nos cursos de formação inicial no Estado ainda não é unanimidade por parte de gestores e docentes gaúchos. A pequena flexibilização curricular e a falta de docentes habilitados ou interessados em ministrar os conteúdos são fragilidades a serem superadas.