A presença de Michel Foucault na perodução do conehcimento na educação fisica brasileira
Por Franciele Roos da Silva (Autor), Angélica Teixeira da Silva Leitzke (Autor), Angélica Teixeira da Silva Leitzke (Autor), Jéssica Urrutia Pereira (Autor), Luiz Carlos Rigo (Autor).
Resumo
Objetivou-se diagnosticar o alcance que o pensamento foucaultiano vem tendo na Educação Física Brasileira. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estado da Arte. O corpus empírico constituiu-se de publicações das revistas Movimento, Motrivivência, Motriz, Pensar a Prática e Revista Brasileira de Ciências do Esporte, e das bases de dados, Lilacs e Scielo. Os descritores utilizados foram “Foucault”; “Foucaultianas” para as revistas, e “Foucault” + “Educação Física” para as bases de dados. A pesquisa localizou 50 publicações, o que assinala uma presença ainda acanhada desse autor na Educação Física Brasileira. Todavia, o estudo mostrou que, principalmente nos últimos cinco anos, a Educação Física Brasileira vem apropriando-se com mais frequência de conceitos foucaultianos como verdade, discurso, enunciado, poder e corpo para problematizar temas do próprio campo, o que evidencia uma presença significativa do pensamento foucaultiano na Educação Física Brasileira do século XXI.