Resumo

Objetivou-se diagnosticar o alcance que o pensamento foucaultiano vem tendo na Educação Física Brasileira. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estado da Arte. O corpus empírico constituiu-se de publicações das revistas Movimento, Motrivivência, Motriz, Pensar a Prática e Revista Brasileira de Ciências do Esporte, e das bases de dados, Lilacs e Scielo. Os descritores utilizados foram “Foucault”; “Foucaultianas” para as revistas, e “Foucault” + “Educação Física” para as bases de dados. A pesquisa localizou 50 publicações, o que assinala uma presença ainda acanhada desse autor na Educação Física Brasileira. Todavia, o estudo mostrou que, principalmente nos últimos cinco anos, a Educação Física Brasileira vem apropriando-se com mais frequência de conceitos foucaultianos como verdade, discurso, enunciado, poder e corpo para problematizar temas do próprio campo, o que evidencia uma presença significativa do pensamento foucaultiano na Educação Física Brasileira do século XXI.

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