Resumo

O presente trabalho tem como temática, a presença do bullying no ensino médio, com a finalidade de trazer a importância de conversar e intervir sobre o bullying, tratando em especial, nas aulas de Educação física. Diante disso, como o bullying se encontra nas aulas de EF no ensino médio? É necessário demonstrar como acontece, dialogando e destacando a importância da intervenção do professor dentro das salas de aula. Como metodologia, foram utilizadas pesquisas de revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa e uma análise comparativa, demonstrando discussões que abordam os documentos. Temos a compreensão que a educação pode contribuir para a conscientização dos estudantes, todavia, dentro das aulas de EF, os alunos que são vítimas de bullying criam uma certa resistência para participarem das atividades desenvolvidas, com isso, o professor, que possui um embasamento teórico-prático corporal, proporciona possibilidades de trabalhar com essa problemática, levando tal discussão e reflexões as aulas, através de debates, dinâmicas, intervenções com temas nos quais retratam a importância e particularidade de cada corpo e ao abordar o bullying em sua essência, corrige o comportamento do agressor, fortalecendo a disciplina, para que o respeito mútuo não se perca, estimulando o comportamento sociável e respeitoso entre todos. O professor como mediador, possui importante papel, trabalhando valores e princípios no que tange o combate aos preconceitos intrínsecos à prática corporal e os seus efeitos na educação, bem-estar e saúde dos discentes, como também, o apoio de uma gestão escolar que possua políticas acolhedoras e códigos de conduta que sejam colocados em prática, não descartando os direitos e proteção dos adolescentes, contribui para um ambiente seguro e saudável nas escolas. BOTELHO, Rafael, et al. Bullying e Educação Física na escola: Características, casos, consequência e estratégia de intervenção. Edição 2007. Niterói- RJ: Revista de Educação Física, 2007.