A presença do bullying na disciplina de educação física no ensino médio
Por Naffitaly Freitas de Araújo (Autor), Vitoria Stephanie Silva da Paz (Autor), Monalizza Felipe Cavalcanti Da Silva (Autor), Ana Paula Rodrigues Figueiroa (Autor).
Em X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Resumo
O presente trabalho tem como temática, a presença do bullying no ensino médio, com a finalidade de trazer a importância de conversar e intervir sobre o bullying, tratando em especial, nas aulas de Educação física. Diante disso, como o bullying se encontra nas aulas de EF no ensino médio? É necessário demonstrar como acontece, dialogando e destacando a importância da intervenção do professor dentro das salas de aula. Como metodologia, foram utilizadas pesquisas de revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa e uma análise comparativa, demonstrando discussões que abordam os documentos. Temos a compreensão que a educação pode contribuir para a conscientização dos estudantes, todavia, dentro das aulas de EF, os alunos que são vítimas de bullying criam uma certa resistência para participarem das atividades desenvolvidas, com isso, o professor, que possui um embasamento teórico-prático corporal, proporciona possibilidades de trabalhar com essa problemática, levando tal discussão e reflexões as aulas, através de debates, dinâmicas, intervenções com temas nos quais retratam a importância e particularidade de cada corpo e ao abordar o bullying em sua essência, corrige o comportamento do agressor, fortalecendo a disciplina, para que o respeito mútuo não se perca, estimulando o comportamento sociável e respeitoso entre todos. O professor como mediador, possui importante papel, trabalhando valores e princípios no que tange o combate aos preconceitos intrínsecos à prática corporal e os seus efeitos na educação, bem-estar e saúde dos discentes, como também, o apoio de uma gestão escolar que possua políticas acolhedoras e códigos de conduta que sejam colocados em prática, não descartando os direitos e proteção dos adolescentes, contribui para um ambiente seguro e saudável nas escolas. BOTELHO, Rafael, et al. Bullying e Educação Física na escola: Características, casos, consequência e estratégia de intervenção. Edição 2007. Niterói- RJ: Revista de Educação Física, 2007.