A Presença dos Professores de Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial (caps) de Goiânia-go: Compreendendo a Rotina do Trabalho
Por Ranulfo Cavalari Neto (Autor), Gleyson Batista Rios (Autor), Marcos Flávio Mércio de Oliveira (Autor), Roberto Pereira Furtado (Autor), Jéssica Félix Nicácio Martinez (Autor), Patrícia Santiago Vieira (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
O modelo público de atenção à saúde mental no Brasil, atualmente, se organiza tendo como lócus de atendimento prioritário os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Esses são unidades especializadas que oferecem atendimento multiprofissional às pessoas com transtornos mentais e/ou problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O CAPS se constitui como um serviço comunitário, com demanda espontânea e de forma substitutiva aos hospitais psiquiátricos e a internação de longa permanência, além de ser responsável por organizar a rede de atenção à saúde mental, regulando a porta de entrada (BRASIL, 2002).Após análise da produção bibliográfica do tema Educação Física e CAPS, foi identificado uma carência de material que ajudasse os profissionais na prática dentro da Saúde Mental. Encontrou-se apenas um Manual no qual se faz referência à organização do trabalho e a seus objetivos no tratamento. Até o momento foi possível identificar poucos trabalhos com o foco na Educação Física, entendendo que este trabalho pode ser considerado um diagnóstico darotina do professor de Educação Física nesse espaço.