Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE) (BRASIL, 2014) vem tensionando as Universidades e os Sistemas de Ensino a promoverem ações que visam ampliar o acesso dos professores da Educação Básica a cursos de pós-graduação, como forma de investir, por meio da formação continuada, na qualificação da atuação profissional. Segundo dados do Censo Escolar (INEP, 2019), a Educação Infantil é a etapa da Educação Básica que mais carece de investimento em formação continuada para os docentes, tendo em vista serem os que apresentam o menor grau de titulação se comparado com as demais etapas. A pesquisa teve como objetivo mapear e categorizar os trabalhos de pós-graduação, na modalidade stricto sensu, que tratam da Educação Infantil na Educação Física. Neste estudo, adotamos a Pesquisa Documental-Bibliográfica como método para analisar as produções científicas veiculadas como dissertações e teses em Programas de Educação Física na região sudeste, escolhida por ser a que mais concentra a oferta de mestrado e doutorado na área da Educação Física. Como critério de inclusão, também priorizamos os Programas que são ofertados em instituições sediadas em unidades da federação em que há a presença de professores com formação inicial nessa área de conhecimento atuando na primeira etapa da Educação Básica pública das respectivas capitais. Assim sendo, delimitamos aos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Como resultado da Análise de Conteúdo realizada nos títulos, resumos e, quando necessário, no inteiro teor dos textos, encontramos 18 dissertações e 3 teses, publicadas entre os anos de 2010 e 2021, ligadas aos Programas acadêmico e profissional de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) e (ProEF), somente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). As temáticas focalizadas nesses trabalhos são: três sobre formação docente (14,2% do total), três sobre currículo (14,2% do total), onze sobre práticas pedagógicas (52,3% do total), três sobre a inserção da educação física na educação infantil (14,2% do total) e um sobre a organização dos espaços e da rotina escolar (4,7% do total). Essas temáticas diversas evidenciam que há forte relação do que se pesquisa com as demandas do cotidiano escolar, sinalizando a importância de políticas que induzam a qualificação profissional no magistério, como é o caso do PNE. Por outro lado, fica nítido o desequilíbrio que há de oferta de formação continuada por meio da Pós-Graduação Stricto Sensu, para focalizar a relação da Educação Física com a Educação Infantil, que guarda relação direta com a desigualdade de distribuição de linhas de pesquisas associadas às subáreas sociocultural e pedagógica na Àrea da Educação Física.

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