A produção científica em Pedagogia do Esporte em periódicos brasileiros: uma análise de 2016 a 2023
Por Gabriel Gustavo Bergmann (Autor), César Augusto Häfele (Autor), Vivian Hernandez Botelho (Autor), Gabriel Barros da Cunha (Autor).
Resumo
O estudo teve como objetivo sumarizar a produção científica nacional sobre a Pedagogia do Esporte (PE) de 2016 a 2023. Metodologia: Para seleção dos artigos foram adotados os seguintes critérios: (a) periódicos nacionais classificados (Qualis Capes) entre A1 e B4 no quadriênio 2017-2020 na área da Educação Física e com esporte no escopo; (b) nos idiomas português, inglês e espanhol, apresentar os termos “Pedagogia do Esporte” ou “Ensino do Esporte” ou “Pedagogia do Desporto” no título, resumo, palavras-chave ou no corpo do texto; e (c) ter a PE como seu tema central de estudo. Oitenta artigos foram analisados conforme categorias definidas à priori. Resultados: Os resultados apontam que a PE ainda apresenta pouca representatividade na produção científica nacional, com a maioria dos pesquisadores homens e concentrados no Sudeste e Sul do país. As abordagens/métodos de ensino e os esportes de invasão foram as áreas temáticas e modalidades esportivas mais estudadas. Considerações Finais: Os resultados do presente estudo permitiram identificar a pouca representatividade que a PE possui na produção científica nacional a mais de duas décadas. Ampliar o número de laboratórios e grupos de pesquisa, assim como a organização de eventos científicos sobre a PE provavelmente impulsionaria a produção científica na área.
Referências
AIRES, Hannah; GONÇALVES, Gabriel; KLERING, Roberto; BALBINOTTI, Carlos. As competições infantojuvenis à luz da Pedagogia do Esporte. Revista Kinesis, v. 34, p. 122–139, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20529. Acesso em: 11 out. 2021.
AMATO, Camila; OLIVEIRA, Eduardo; LEONARDI, Thiago; GINCIENE, Guy. Aprendizagens emergentes dos diferentes papéis desempenhados pelos alunos no modelo Sport Education. Movimento, v. 28, p. e28015, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/yBgcfvhzPM8RP77SKxLjPQG/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 12 dez. 2023.
ANDRADE, Leonardo; LIMA, Isaac; ALMEIDA, Maycon. O Agon, Alea, Mimicry E Ilinx na escola? O ensino do jogo na Educação Física a partir da sistematização de Roger Caillois. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 91–102, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10508. Acesso em: 11 out. 2021.
ANTUNES, Marcelo; ALMEIDA, José; PATATAS, Jacqueline; WAKNIN, Mariana; HARNISCH, Gabriela; STORCH, Jalusa; ORTEGA, Henrique. Lutas para as pessoas com deficiência: uma possibilidade de intervenção na Educação Física. Corpoconsciência, v. 21, n. 2, p. 107–116, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5149. Acesso em: 11 out. 2021.
AQUINO, Rodrigo; MENEZES, Rafael. Abordagens tradicionais e centradas no jogo para o ensino dos esportes coletivos de invasão: um ensaio teórico. Conexões, v. 20, p. e022006, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8666344. Acesso em: 12 dez. 2023.
AQUINO, Rodrigo; ALVES, Isabella; PADILHA, Maickel; GARGANTA, Júlio; MARQUES, Renato. A produção científica acerca do aspecto tático-técnico nos jogos esportivos coletivos: análise dos periódicos brasileiros. Movimento, v. 23, n. 4, p. 1407–1420, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/69461. Acesso em: 11 out. 2021.
ARAUJO, Samuel; ROCHA, Leandro; COELHO, Márcio; BOSSLE, Fabiano. A pedagogia crítica da educação física escolar: relatos de uma experiência docente com o badminton. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 2, p. 93–99, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24360. Acesso em: 11 out. 2021.
BACKES, Ana; RAMOS, Valmor; BRASIL, Vinícius; RISTOW, Leonardo; ALCOSER, Sandy; ARANTES, Luciana; NASCIMENTO, Juarez. Pedagogical principles of constructivist-oriented teaching practices in team sports. Journal of Physical Education, v. 34, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/Qmw7G8xnrSK3zk7tvJ8B4Hg/#ModalTutors. Acesso em: 12 dez. 2023.
BELLI, Taisa; GINCIENE; Guy; CASTRO, Lívia; SOATI, Kelly; MISUTA, Milton; GALATTI, Larissa. Pedagogia do Esporte e tênis de mesa: novas perspectivas para o ensino-treino do efeito na iniciação esportiva tardia. Pensar a Prática, v. 20, n. 2, p. 420–429, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41678. Acesso em: 11 out. 2021.
BENELI, Leandro; PRONI, Marcelo; MONTAGNER, Paulo. Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing no esporte contemporâneo. Journal of Physical Education, v. 27, p. e2750, 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410. Acesso em: 11 out. 2021.
BERGER, Artur; GINCIENE, Guy; LEONARDI, Thiago. Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo: diálogos entre a teoria e a prática. Movimento, v. 26, p. e26063, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/Wp9RRz9hT6B5MnTPZY4dhxd/. Acesso em: 11 out. 2021.
BIBBÓ, Caroline; SILVA, Siomara. Um mergulho na metodologia de ensino do esporte. Pensar a Prática, v. 19, n. 1, p. 103–117, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37027. Acesso em: 11 out. 2021.
BRASIL, Douglas; RODRIGUES, Gilson; PAES, Roberto. Referências e referenciais para o ensino do basquete 3x3 da Educação Física escolar. Movimento, v. 28, p. e28042, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/M6fcqVWk6qHkjWwL33frXVw/#ModalTutors. Acesso em: 12 dez. 2023.
BRESSAN, João; CARNEIRO, Kleber; REVERDITO, Riller; JÚNIOR; Roberto; BOZOKI, Karine; PINHEIRO, Denilson. Atletismo na escola é possível! Experiência do ensino do atletismo em aulas de Educação Física. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 13–23, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5760. Acesso em: 11 out. 2021.
CANAN, Felipe. Planejamento e organização da competição esportiva pedagógica para crianças e adolescentes: um exemplo no basquetebol. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 1, p. 259–268, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/17970. Acesso em: 11 out. 2021.
CANAN, Felipe; BAUMGART, Quessila; GORRIS, Jeanine; STROPARO, Diego; MARCHESE, Adriane. O uso da análise de jogo como ferramenta para aprendizagem do basquetebol na formação inicial em educação física. Conexões, v. 16, n. 3, p. 370–381, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8650652/18573. cesso em: 11 out. 2021.
CASTRO, Felipe; KUNZ, Elenor. Contrapontos para a Educação Física: a relação esporte, movimento e experiência. Kinesis, v. 40, p. 01–17, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/67871. Acesso em: 12 dez. 2023.
CAVAZANI, Reinaldo; REVERDITO, Riller; DRIGO; Alexandre; SCAGLIA, Alcides; MONTAGNER, Paulo; PAES, Roberto. Pedagogia do Esporte: tornando o jogo possível no judô infantil. Motrivivência, v. 28, n. 47, p. 177–190, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n47p177. Acesso em: 11 out. 2021.
CORTELLA, Caio; BALBINOTTI, Carlos; MOREIRA, Tatiana; FURTADO, Heitor; SILVA, Marcelo. A quadra de jogo e o campo acadêmico-científico: atores e autores da produção científica sobre o tênis publicada em periódicos brasileiros. Arquivos em Movimento, v. 13, n. 2, p. 56–70, 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/13044. Acesso em: 11 out. 2021.
COSTA, Luciane; MESQUITA, Isabel; OLIVEIRA, Amauri; SOUZA, Vânia; PASSOS, Patrícia; VIEIRA, Lenamar. O esporte na educação física escolar: um conteúdo com potencial emancipador. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1077–1096, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/7XmqMbNHND6vcZYMJ3zTKdM/abstract/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 11 out. 2021.
COSTA, Roberto; SANTOS, Marcele; PEREIRA, Shanaine, GALATTI; Larissa; SCAGLIA, Alcides. Pedagogia do esporte: publicações em periódicos científicos brasileiros de 2010 a 2015. Conexões, v. 17, n. e019008, p. 1–18, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648796. Acesso em: 11 out. 2021.
COUTINHO, Renato Xavier; FOLMER, Vanderlei; PUNTEL, Robson Luiz. Aproximando universidade e escola por meio do uso da produção acadêmica na sala de aula. Ciência & Educacão, v. 20, n. 3, p. 765–783, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Zhb4V3fYBxvHTRYnSqYjLsy/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 28 ago. 2024.
CRUZ, Julie; SILVA, Rose; MOTTA, Tamires; MENEZES, Rafael; BENDA, Rodolfo; BERGMANN, Gabriel. Planning and execution of handball goalkeepers training: a descriptive study in youth categories teams in Brazil. Motriz, v. 28, p. e10220009322, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/8N3PwZCCGp7bJjyxC84rKck/?lang=en#ModalTutors. Acesso em: 12 dez. 2023.
CUNHA, Gabriel; CUNHA, Gicele; HARTWIG, Tiago; BERGMANN, Gabriel. Correlatos da atividade física em escolares ingressantes no ensino médio. Educación Física y Ciencia, v. 24, n. 3, p. e228, 2022. Disponível em: https://www.scielo.org.ar/pdf/efyc/v24n3/2314-2561-efyc-24-3-e228.pdf. Acesso em: 22 ago. 2022.
DE-LA-TORRE-UGARTE-GUANILO, Mônica Cecília; TAKAHASHI, Renata Ferreira; BERTOLOZZI, Maria Rita. Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 5, p. 1260–6, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/CRjvBKKvRRGL7vGsZLQ8bQj/#ModalTutors. Acesso em: 26 ago. 2024.
FABIANI, Débora; SCAGLIA, Alcides; ALMEIDA, José. O jogo de faz de conta e o ensino da luta para crianças: criando ambientes de aprendizagem. Pensar a Prática, v. 19, n. 1, p. 130–142, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38568. Acesso em: 11 out. 2021.
FAGUNDES, Felipe; RIBAS, João. Princípios pedagógicos do modelo teaching games for understanding: uma visão praxiológica sobre o ensino para compreensão do esporte. Motrivivência, v. 32, n. 62, p. 01–22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e67040. Acesso em: 11 out. 2021.
FAGUNDES, Felipe; RIBAS, João; GALATTI, Larissa. O estado da arte da produção científica em língua portuguesa sobre o modelo Teaching Games for Understanding. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 28, n. 3, p. 97–113, 2020. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/10170. Acesso em: 11 out. 2021.
FARIA, Flaviane; CAREGNATO, André; CAVICHIOLLI, Fernando. O esporte e a competição na educação física escolar: perspectivas educacionais a partir dos conceitos da pedagogia do esporte. Kinesis, v. 37, p. 1–12, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/22863. Acesso em: 11 out. 2021.
FARRET, Edson; TERRA, Dinah; FIGUEIREDO, Carlos. O tratamento do esporte como currículo no curso de graduação em Educação Física. Pensar a Prática, v. 19, n. 3, p. 653–664, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33936. Acesso em: 11 out. 2021.
FERREIRA, Wesly; OLIVEIRA, Bianca; FONTANA, Vinìcius; MARTINS, Mariana. Inclusão do tênis na formação de professores de educação física: experiências de ensino e de reconstrução em um curso de licenciatura. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 2, p. 79–85, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24375. Acesso em: 11 out. 2021.
FILHO, César; FOLHAS, Gustavo; GALATTI, Larissa, SANTANA, Wilton, MONTAGNER, Paulo. A produção científica sobre treinadores de futsal no Brasil. Pensar a Prática, v. 24, p. e64620, 2021a. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64620. Acesso em: 12 dez. 2023.
FILHO, César; DIAS, Matheus; GALATTI, Larissa; SCAGLIA, Alcides; VOSER, Rogério; MONTAGNER, Paulo. As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 29, n. 3, 2021b. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13205. Acesso em: 12 dez. 2023.
FRAINER, Deivis; ABAD, César; OLIVEIRA, Fernando; PAZIN, Jóris. Análise da produção científica sobre atletismo no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 25, n. 1, p. 199–211, 2017. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/6217. Acesso em: 11 out. 2021.
FRANCO, Gabriel; SILVA, Luís; SCAGLIA, Alcides. Iniciação ao futebol americano: um olhar a partir dos pilares da Pedagogia do Esporte. Corpoconsciência, v. 26, n. 2, p. 178–192, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13589. Acesso em: 12 dez. 2023.
FRÍAS, Francisco; ISIDORI, Emanuele. El origen deportivo de la democracia: una aproximación filosófica. Movimento, v. 24, n. 2, p. 495–508, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/QSKVg6rStr7rcGJSKrqP7Sj/?lang=es. Acesso em: 11 out. 2021.
FRIZZO, Giovanni; ALVES, Pâmela; CECCHIM, Katarina. A desigualdade de gênero na Educação Física Escolar. Ultima década, v. 26, n. 49, p. 22–35, 2018. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/udecada/v26n49/0718-2236-udecada-26-49-00022.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.
FURTADO, Renan. Em busca da mediação entre as pedagogias críticas do esporte da educação física escolar. Arquivos em Movimento, v. 16, n. 1, p. 135–149, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/25043. Acesso em: 11 out. 2021.
GALATTI, Larissa; BETTEGA, Otávio; PAES, Roberto; REVERDITO, Riller; SEOANE, Antônio; SCAGLIA, Alcides. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a Prática, v. 20, n. 3, p. 639–654, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39593. Acesso em: 11 out. 2021.
GALATTI, Larissa Rafaela; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Motero. Pedagogia do Esporte: Tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educacao Fisica, v. 25, n. 1, p. 153–162, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088. Acesso em: 26 ago. 2024.
GAUM, Christian. How critical sport pedagogy contributes to physical education in germany. Movimento, v. 25, p. e25066, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/QXygbSCMFLKTyGWSQWMF6Kj/?lang=en. Acesso em: 11 out. 2021.
GHIDETTI, Filipe. Pedagogia do Esporte e Educação Física: a convergência na busca da autonomia em relação aos significados culturais do esporte. Movimento, v. 26, p. e26034, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/6dNqF6fxTsCFXD6K4TBmfRN/#ModalTutors. Acesso em: 11 out. 2021.
GINCIENE, Guy; IMPOLCETTO, Fernanda. Primeiras aproximações para uma proposta de ensino dos jogos de rede/parede: reflexões sobre o tênis de campo e o voleibol. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 27, n. 2, p. 121–132, 2019. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135. Acesso em: 11 out. 2021.