A Produção Científica Referenciada à Educação Física Escolar do Ppgcmh/ufrgs
Por Lisiane Torres (Autor), Adroaldo Cezar Araujo Gaya (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Estudos voltados à análise da produção científica no âmbito da educação física
têm sido realizados desde os anos de 1980. Estes, contudo, têm dedicado
pouca atenção à pesquisa científica referenciada à educação física escolar. Neste
sentido, o presente estudo teve por objetivo traçar um perfil da produção
científica sobre a educação física escolar no que se refere à aplicabilidade do
conhecimento produzido, às opções metodológicas e aos pressupostos
metodológicos. Como lócus de análise elegeu-se a produção científica do
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS) no período
de 1992 a 2002. Esta decisão fundamentou-se no pressuposto de que os
programas de pós-graduação são responsáveis pela produção de conhecimento
de mais elevado grau numa determinada especialidade científica. Dentre as
116 dissertações apresentadas no PPGCMH/UFRGS até o ano de 2002, apenas
15 estavam relacionadas, de alguma maneira, com o contexto escolar. Dentre
as 15 dissertações selecionadas, três orientaram-se por abordagem não
relacionadas com questões pedagógicas no âmbito do ensino da educação
física na escola e outras três não estavam disponíveis para consulta no período
da coleta de informações. Sendo assim, foram analisadas nove dissertações de
mestrado e os resultados indicaram que: 1) a prática científica e a prática
pedagógica encontram-se divorciadas; 2) a produção científica utiliza,
predominantemente, uma metodologia de investigação restrita, evidenciando
a dicotomia entre técnicas qualitativas e quantitativas; 3) carece de uma reflexão
epistemológica que dê conta da complexidade dos problemas que emergem
da prática pedagógica. Estes resultados levam à conclusão de que a produção
científica analisada não colabora para a superação do paradigma tradicional da
ciência moderna.