Resumo

Introdução: As tendências internacionais da pesquisa em pedagogia do esporte foram apresentadas por Kirk (2010) em um periódico brasileiro. O autor introduziu a concepção de “prática baseada em modelos” (Models-based practice – MBP) como uma nova possibilidade para a Educação Física (EF). Essa proposta surgiu como uma alternativa aos modelos tradicionais de ensino baseados no tecnicismo esportivo. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi investigar a produção científica atual em periódicos brasileiros sobre os modelos pedagógicos para o ensino de esportes. Métodos: O estudo realizou uma revisão de literatura descritiva, no período de 2010 a 2018, a partir de seis periódicos brasileiros – Journal of Physical Education, Motriz, Movimento, Pensar a prática, Revista Brasileira de Ciências do Esporte e Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. A seleção de estudos considerou os modelos pedagógicos bem estabelecidos na literatura internacional, a saber: modelo de educação esportiva (sport education model - SEM), ensino de jogos para a compreensão (teaching games for understanding – TGfU), aprendizagem cooperativa (cooperative learning - CL) e o modelo da responsabilidade pessoal e social (teaching personal and social responsibility – TPSR). Resultados: A revisão identificou nove artigos com a seguinte distribuição em relação ao modelo abordado: SEM (n=4); TGfU (n=2); CL (n=2); TPSR (n=1). Sobre o escopo da pesquisa, os estudos focaram a implementação dos modelos no ensino de esportes (n=3); a percepção de professores de EF sobre o uso dos modelos (n=3); a discussão teórica sobre princípios pedagógicos dos modelos (n=2); e a validação de instrumento avaliativo (n=1). Apenas três trabalhos foram realizados por pesquisadores brasileiros. Conclusão: A presente revisão indicou que a pesquisa brasileira em pedagogia do esporte não tem enfatizado a “prática baseada em modelos”. O estudo dos modelos pedagógicos é relevante para a produção de evidências de sua adequação ao contexto da EF no Brasil

Acessar