A Produção de Conhecimento Científico Sobre a Autoeficácia Docente: Um Estudo de Revisão no Campo da Educação Física
Por Filipy Kuhn (Autor), Jessica Dias Cardoso (Autor), Matheus da Lapa Costa (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento e análise da produção de teses, dissertações e artigos empíricos publicados nos últimos 10 anos, relacionados com a área de Educação Física, sobre a temática da autoeficácia docente (AED). Métodos: Para realização desta pesquisa foram adotados procedimentos de revisão sistemática. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a saber: primeiramente foi realizado um levantamento de teses e dissertações, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para selecionar os programas de pós-graduação. Em seguida ocorreu uma busca para a seleção dos artigos empíricos, nas bases eletrônicas de dados: Academic Search Premier; Cinahl; Google Scholar; Medline; Scielo; Science Direct; Scopus; e Web of Science. Resultados: Os resultados obtidos na análise das teses e dissertações mostraram que das 33 universidades investigadas, apenas três continham pesquisas relacionadas ao tema AED. Sobre os resultados dos artigos, apenas seis foram selecionados. Conclusão: Com base na leitura das teses, dissertações e artigos, pode-se constatar que os universitários possuem AED elevada, principalmente quando colocados em situação de estágio supervisionado.