A produção de conhecimento em Educação Física sobre a identidade docente. Uma revisão integrativa
Por Sérgio de Oliveira Júnior (Autor), Victor Julierme Santos da Conceição (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 317, 2024.
Resumo
O artigo tem como objetivo descrever e compreender a produção de conhecimento sobre a identidade docente em periódicos, dissertações e teses em Educação Física, utilizando o método da revisão integrativa. Esse método acompanhou o desenvolvimento científico sobre o tema, identificando lacunas e rumos futuros para pesquisas sobre identidade docente. A busca inicial no banco de teses e dissertações da CAPES resultou em 524 trabalhos, que foram filtrados conforme critérios de exclusão, resultando em dezoito (18) teses e dissertações. A seleção dos artigos foi realizada nas revistas Movimento , Motrivivência , Revista de Educação Médica da UEM , Revista Brasileira de Ciências do Esporte e Pensar aPractica , resultando em nove (09) artigos, todos indexados no Qualis CAPES (A1; A2; B1 e B2), em 2018. Os métodos de pesquisa mais utilizados foram a pesquisa etnográfica e narrativa, tendo como participantes estudantes de graduação, professores da educação básica e estudantes universitários. Os campos de pesquisa mais explorados foram as redes de ensino municipais e federais, e não houve estudos sobre professores na rede estadual, abrindo espaço para pesquisas futuras. O enquadramento teórico da investigação é variado, destacando-se autores como Claude Dubar, António Nóvoa, Stuart Hall, Marie-Christine Josso, Selma Garrido Pimenta e Zygmunt Bauman. A pesquisa revela que a construção da identidade docente é um processo contínuo, orientado pela socialização, iniciando sua construção na infância e sendo (re)construída ao longo da carreira docente, reconhecendo-se no outro e compreendendo que sem os outros não há identidade.
Referencias
Benites, L.C. (2007). Identidade do professor de Educação Física: um estudo sobre os saberes e a prática pedagógica [Dissertação, Mestrado em Ciência da Motricidade. Universidade Estadual Paulista]. http://hdl.handle.net/11449/96058
Bezerra, B.B. (2012). Formação profissional em Educação Física: construção identitária de professores em formação inicial [Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física. FESP - UPE - UFPB. Fundação Universidade de Pernambuco]. https://w2files.solucaoatrio.net.br/atrio/upe-papgef_upl/THESIS/84/brgida_bezerra.pdf
Canciglieri, F.G.S. (2016). A influência do Estágio Curricular Supervisionado na prática profissional do professor principiante de Educação Física [Dissertação, Mestrado em Educação. Instituto de Biociência de Rio Claro, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”].
Cardoso, I., Batista, P., e Graça, A. (2016). A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional. Movimento, 22(2), 523-538. https://doi.org/10.22456/1982-8918.54129
Conceição, V.C.S. da, Medeiros, F.E. de, e Rocha, L.F. da (2023). A prática educativa de professores de Educação Física em uma escola municipal de Florianópolis-SC. Lecturas: Educación Física y Deportes, 28(307), 2-15. https://doi.org/10.46642/efd.v28i307.7148
Conceição, V.J.S. da, e Molina Neto, V. (2017). A cultura escolar sob o olhar do paradigma da complexidade: um estudo etnográfico sobre a construção da identidade docente de professores de educação física no início da docência. Movimento, 23(3), 827-840. https://doi.org/10.22456/1982-8918.55916
Conceição, V.J.S. da (2014). A construção da identidade docente de professores de Educação Física no início da carreira: um estudo de caso etnográfico na rede municipal e ensino de Porto Alegre - RS [Tese, Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/99038
Dubar, C. (2005). A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Editora Martins Fontes.
Dubar, C. (2012)). A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, 42(146), 351-367. https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000200003
Faria, B.A. (2012). As relações de reconhecimento social na cultura escolar: um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes [Dissertação, Mestrado em Educação Física. Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo]. http://repositorio.ufes.br/handle/10/6110