Resumo

O artigo tem como objetivo descrever e compreender a produção de conhecimento sobre a identidade docente em periódicos, dissertações e teses em Educação Física, utilizando o método da revisão integrativa. Esse método acompanhou o desenvolvimento científico sobre o tema, identificando lacunas e rumos futuros para pesquisas sobre identidade docente. A busca inicial no banco de teses e dissertações da CAPES resultou em 524 trabalhos, que foram filtrados conforme critérios de exclusão, resultando em dezoito (18) teses e dissertações. A seleção dos artigos foi realizada nas revistas Movimento , Motrivivência , Revista de Educação Médica da UEM , Revista Brasileira de Ciências do Esporte e Pensar aPractica , resultando em nove (09) artigos, todos indexados no Qualis CAPES (A1; A2; B1 e B2), em 2018. Os métodos de pesquisa mais utilizados foram a pesquisa etnográfica e narrativa, tendo como participantes estudantes de graduação, professores da educação básica e estudantes universitários. Os campos de pesquisa mais explorados foram as redes de ensino municipais e federais, e não houve estudos sobre professores na rede estadual, abrindo espaço para pesquisas futuras. O enquadramento teórico da investigação é variado, destacando-se autores como Claude Dubar, António Nóvoa, Stuart Hall, Marie-Christine Josso, Selma Garrido Pimenta e Zygmunt Bauman. A pesquisa revela que a construção da identidade docente é um processo contínuo, orientado pela socialização, iniciando sua construção na infância e sendo (re)construída ao longo da carreira docente, reconhecendo-se no outro e compreendendo que sem os outros não há identidade.

Referencias

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