A produção de podcast como ferramenta de ensino aprendizagem na educação física: Um relato de experiência
Por Gleidiene Fernandes Silva (Autor), Carlos Rogério Ladislau (Autor), Vinícius Dias Rodrigues (Autor).
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da produção de um podcast como ferramenta de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física, o “SextoCast: O Baleado em Ação”. Essa produção se deu como parte integrante da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF – Polo da Unimontes-MG, intitulada “A construção do conhecimento sobre o jogo “baleado” através do uso do podcast como ferramenta de ensino aprendizagem”. Este podcast tem como público alvo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Urandi, sudoeste do estado da Bahia. A produção dos episódios do podcast aconteceu no período de dois meses e envolveu a escolha do nome do podcast, a produção dos roteiros das entrevistas, a escolha dos entrevistados, a realização das entrevistas em formato remoto, a edição, a pós-produção e a distribuição nas plataformas de streaming YouTube e Spotify. Este relato de experiência tem como justificativa a intenção de incentivar professores, em especial professores de Educação Física, a utilizar a ferramenta podcast como uma alternativa pedagógica no seu trabalho cotidiano na dinâmica escolar. O processo de produção de podcast se mostrou bastante viável e efetivo do ponto de vista pedagógico, sinalizando a possibilidade de enriquecimento da qualidade das aulas de Educação Física, destacadamente no que diz respeito ao envolvimento ativo dos alunos. Também foi possível observar a necessidade de atualização dos professores e professoras quanto às demandas para operar tecnologias digitais, tão necessárias no dia a dia.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS. Podpesquisa 2019-2020: análise e resultados. ABPOD, [S. l.], dez. 2020. Disponível em: https://abpod.org/wpcontent/uploads/2020/12/Podpesquisa-2019-Resultados.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. In: BARCA, Alfonso; PERALBO, Manuel; PORTO, Ana; SILVA, Bento da; ALMEIDA, Leandro S. (Eds.). Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, 9. 2007. Actas [...]. Coruña: Universidade da Coruña, 2007. pp. 837-846.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2ª versão. Brasília: MEC, 2017.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Podcasts no Ensino: Contributos para uma Taxonomia. Ozarfaxinars, Matosinhos, nº 8, 2009. Disponível em: http://www.cfaematosinhos.eu/Podcasts%20no%20Ensino_08.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
CARVALHO, Ana Amélia; AGUIAR, Cristina; MACIEL, Romana. Taxonomia de Podcasts: da criação à utilização em contexto educativo. In: CARVALHO, Ana Amélia (Org.). Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; CABRAL, Vinicius Neves. Podcasts: características nas produções de professores em formação continuada. Revista de Estudos da Linguagem, [S.l.], v. 21, n. 1, p. 189-222, jun. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5097>. Acesso em: 07 ago. 2024.
FANTIN, Monica. Mídia-educação: Aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011. Disponível em http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso em: 2 jul. 2024.
FARIAS, Alison Nascimento; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Utilização das TIC nas aulas de educação física escolar em unidades didáticas de atletismo e dança. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Goiania, v. 43, e004220, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/9CSYRjG6KkLsxTQMrZQms8h/?lang=pt. Acesso em: 2 jul. 2024.
SIMÕES, Luís; GOUVEIA, Luís Borges. Geração Net, Web 2.0 e ensino superior. In: FREITAS, Elsa Simões Lucas; TUNA, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves (Orgs.) Novos Média, Novas Gerações, Novas Formas de Comunicar. Edição especial Cadernos de Estudos mediáticos, n. 6. Edições Universidade Fernando Pessoa, 200. p. 21-32.