A produção de revistas digitais como estratégia de ensino do conteúdo esporte nas aulas de educação física no ensino médio
Por Alison Pereira Batista (Autor), Everaldo Robson Andrade (Autor), José Pereira Melo (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 5, n 1, 2022.
Resumo
Este artigo emerge da triangulação entre a dinamicidade da escola, o acionamento de Recursos Educacionais Digitais (REDs) no ensino da Educação Física e os avanços tecnológicos que perpassam a escola na contemporaneidade. Desse modo, estabelecemos como objetivo principal: Analisar a possibilidade de utilização de revistas digitais como material didático nas aulas de Educação Física no ensino médio, explorando o conteúdo esporte na modalidade futebol. Essas revistas foram produzidas por estudantes do ensino médio, por meio de um processo de intervenção pedagógica, mediada pelos princípios da Mídia-educação e estudos de Fantin (2006), Belonni (2009) e Bévort e Belloni (2009). O foco deste estudo não foi a intervenção, mas os materiais desenvolvidos. Delimitamos a pesquisa como sendo qualitativa (CHIZZOTTI, 1995) e recorremos à análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como instrumento metodológico. O corpus de análise foi composto por 26 revistas digitais sobre futebol e copa do mundo. De acordo com a análise realizada, foi possível identificar que o conteúdo das revistas foi bastante rico e diversificado, trazendo matérias de destaque sobre humor, entretenimento, ciência, tecnologia, história, política, curiosidades, desigualdades de gênero, deficiências, saúde, qualidade de vida e estilo de vida, por meio de textos dissertativos, informativos, enquetes, artigos de opinião etc. Consideramos que a utilização dessas revistas digitais, no âmbito da Educação Física no ensino médio, pode ser uma forma de atender os anseios e desejos dessa juventude que está cada dia mais concatenada com o universo da cultura digital e do uso das mídias.