A Produção de Saberes na Escola... e o Que o Cbce Tem a Ver com Isso?

Parte de Educação Física Escolar . páginas 107 - 118

Resumo

O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) é uma asso-ciação científi ca que possui muitos desafi os. Sua principal ação é a repre-sentação da comunidade acadêmica da educação física em órgãos diversos. Paiva (1994) analisando a trajetória do CBCE entre os anos de 1978-1993 apontou que os debates no interior desta instituição passaram por uma série d/e reordenações, por se confi gurarem como um espaço de luta e disputa. Bracht (2009) e Paiva (1994) apontam que as diferenças e as tensões no interior do CBCE giram em torno da visão de ciência, particularmente da relação entre ciência e política.Bracht (2009) analisando a trajetória de 30 anos do CBCE afi rmou que este se constitui em um importante agente social no campo da Educação Física brasileira, pois foi um participante ativo de um processo de repensar a prática social e pedagógica da educação física a partir da década de 1980 (BRACHT, 2009). Nesse sentido,O CBCE foi um espaço fundamental para construção e formação dos intelectuais da área da educação física e de seus grupos, que, pode sua vez, consolidaram uma diversidade de proposi-ções sobre uma educação física crítica.