Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a produção científica sobre a Educação Física Escolar no intuito de revelar as principais áreas de interesse científico pesquisadas nesse subcampo. Desenvolveu-se uma revisão sistemática descritiva da literatura nas bases de dados LILACS e SciELO, no período de 2006 a 2017. Foram encontrados 157 artigos, classificados em três categorias: níveis de escolaridade, práticas corporais e temáticas abordadas. Na categoria níveis de escolaridade, verificou-se na Educação Infantil a predominância de estudos voltados ao brincar e ao lúdico, no Ensino Fundamental o foco está nos jogos, enquanto que no Ensino Médio a ênfase é direcionada à prática esportiva. Em relação às práticas corporais, percebe-se a tendência para pesquisa do esporte, tanto relacionado à preocupação com a esportivização escolar quanto pelo incentivo à abordagem do esporte enquanto prática pedagógica. Por fim, com relação às temáticas abordadas verificou-se uma grande quantidade de estudos voltados para a didática em oposição ao pequeno número de estudos voltado para as finalidades da disciplina. Conclui-se sobre a produção cientifica em Educação Física Escolar entre os anos de 2006 á 2017 uma grande preocupação por parte dos pesquisadores com a didática, bem como também com os esportes, o ensino médio e anos finais do ensino fundamental, devido ao grande número de estudos voltados a essa área. A produção cientifica aponta também para uma preocupação com questões de saúde, sexualidade, relações de gênero e pluralidade cultural, além de estar atenta para a opinião dos alunos sobre a disciplina e seus professores.

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