A Produção do Conhecimento em Dança Contemporânea em Periódicos da Educação Física Brasileira
Por Vitor Hugo Marani (Autor), Leticia Furlan de Lima Prates (Autor), Silvia Pavesi Sborquia (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 16, n 2, 2018. Da página 101 a 112
Resumo
Este estudo investigou a produção do conhecimento em dança contemporânea em periódicos da educação física brasileira com o intuito de problematizar como essa linguagem corporal é tratada na referida área de conhecimento. O estudo apresenta uma pesquisa de caráter bibliográfico e abordagem quati-qualitativa, com recorte para a disseminação cientifica do referido assunto junto a doze revistas brasileiras de educação física, classificadas no WebQualis (2017), entre os estratos A2 e B2. A partir da investigação, foram encontrados treze artigos, dentre eles sete publicados em revistas de estrato A2, e seis de estrato B2. Da análise temática, foram identificadas três categorias: fundamentos criativo-pedagógicos; análise de espetáculos; e, estudos de gênero; o que contribuiu para o entendimento da produção de conhecimento em dança contemporânea a partir do recorte realizado.