A Produção do Conhecimento em Educação Física e Suas Subáreas: Um Panorama a Partir de Periódicos Nacionais da área
Por Marluce Raquel Decian (Autor), Eduardo Lucia Caputo (Autor), Fernanda Stein (Autor), Priscila Lopes Cardozo (Autor), Helena Thofehrn Lessa (Autor), Rodrigo Kohn Cardoso (Autor), Marlos Rodrigues Domingues (Autor), Pedro Rodrigues Curi Hallal (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 22, n 3, 2017. Da página 261 a 269
Resumo
Esse artigo descreve a produção do conhecimento em Educação Física em periódicos brasileiros da área, agrupando esses produtos em subáreas, verificando sua relação com a Pós-Graduação e a distribuição geográfica dos autores com base na sua afiliação institucional, a partir do último número disponível de cada periódico. Trata-se de análise documental, com dados extraídos do website dos 12 periódicos científicos da Educação Física classificados nos estratos B2, ou superior do WebQualis da CAPES de 2014. O último número disponível de cada periódico foi avaliado e os artigos publicados foram categorizados em subáreas, descritas a seguir. Foram analisados 163 artigos relacionados à área da Educação Física, distribuídos nas seguintes subáreas: Pedagógica e Sociocultural = 42,9%, Treinamento Físico e Fisiologia = 26,5%, Atividade Física e Saúde = 20,4%, Comportamento Motor = 10,2%. Pelo menos um autor dos artigos estava vinculado a um Programa de Pós-graduação em Educação Física em 99 (60,7%) dessas publicações. A maioria das publicações são oriundas de programas com conceito 4 e 5 da CAPES. Assinala-se a importância de os Programas de Pós-Graduação com conceitos superiores a quatro publicarem com maior frequência em revistas brasileiras, a fim de fortalecer os periódicos nacionais e auxiliar na consolidação da área da Educação Física no país.