Resumo

A proposta do presente estudo é compreender a produção do jornalismo esportivo na internet e identificar quais recursos os jornalistas utilizam para informar sobre o que acontece nos eventos em suas reportagens. Todo o processo de mercantilização da notícia é estudado de acordo com o conceito de indústria cultural em que o meio jornalístico está inserido, e também como a espetacularização do esporte influenciou as maneiras de fazer jornalismo, já que, por conta do aumento da concorrência, o desafio de despertar a atenção do leitor cresceu consideravelmente. O objeto de estudo são três jogos da seleção brasileira de futebol - Brasil x Croácia, Brasil x Chile e Brasil x Alemanha - ao longo da campanha na competição internacional, a Copa do Mundo de 2014, por quatro sites diferentes (ESPN.com.br, GazetaEsportiva.net, GloboEsporte.com e o portal Folha de S.Paulo). A pesquisa aborda também questões do momento atual do jornalismo esportivo no meio online: as dificuldades que portais eletrônicos enfrentam por terem menos poder financeiro do que os concorrentes, a liquidez das notícias, a influência da publicidade e a velocidade e agilidade presentes e necessárias nas redações nos dias de hoje. A base teórica principal é Guy Debord, no que nos referimos ao esporte e produção jornalística como espetáculo. O conceito será propriamente relacionado com a indústria cultural, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Além destes autores, estão presentes Cremilda Medina, Dimas A. Kunsch, Edvaldo Pereira Lima, Patrícia Rangel, Heródoto Barbeiro, Jean Baudrillard, Zygmunt Bauman, Jeremy Rifkin, Edgar Morin. O espanhol Josep Català, Cláudio P. N. Coelho, Walter Benjamin, Wolfgang Haug e Paul Bradshaw complementam o quadro de autores estudados. Em termos metodológicos, além da pesquisa bibliográfica, foram fundamentais para o desenvolvimento deste estudo as entrevistas feitas com profissionais da área esportiva. O objetivo principal do trabalho é contribuir para o debate do atual momento do jornalismo esportivo na internet e gerar bibliografia acadêmica para a área. 

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