Integra

A promoção da saúde do adolescente é de extrema importância, pois seu comportamento pode ser modificado, caso seja estimulado precocemente, evitando riscos à saúde na fase adulta. No Brasil, por exemplo, os adolescentes representam a maior população de todas as épocas (30,3%), ou seja, mais de 35 milhões de adolescentes. Nessa fase da vida, torna-se indispensável investimentos no que diz respeito a promover a adoção de hábitos saudáveis, para o desenvolvimento no mundo com sua capacidade inovadora, persistente e criativa.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) tem uma incidência cada vez mais precoce. Esse fato tem uma relação direta com hábitos e costumes que influenciam as ações praticadas pelos indivíduos, ou seja, o estilo de vida adotado por eles. No campo da saúde do adolescente existe muito a ser feito para que essa população não sofra futuramente com doenças que poderiam ser prevenidas. Logo, é preciso refletir em qual contexto se deve intervir para envolvê-los, quebrando barreiras de tecnologia e de linguagem.
Neste número especial buscou-se um aprofundamento teórico sobre os “Oito Remédios Naturais” e sua influência na saúde dos adolescentes. Trata se de um construto que abrange recomendações práticas de um estilo de vida promotor da saúde, representado pelas palavras em inglês do acrônimo “NEWSTART”: Nutrição (Nutrition), Exercício (Exercise), Água (Water), Luz Solar (Sunlight), Temperança (Temperance), Ar Puro (Air), Repouso/Sono (Rest), Confiança em Deus (Trust). Traz também o significado de um “Novo Começo” que remete a uma proposta educativa, sem grandes investimentos e de fácil acesso, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Inclui ainda um estudo metodológico com evidências de validação de um instrumento para avaliar o estilo de vida de adolescentes com base no Questionário Oito Remédios Naturais (Q8RN). Finaliza com uma pesquisa original sobre o perfil do estilo de vida de 282 estudantes do ensino fundamental II de escolas privadas da zona sul de São Paulo.
Drs. Fábio Marcon Alfieri, Maria Dyrce Dias Meira e Gina Andrade Abdala, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP) - Janeiro 2020

Acessar