A promoção de esportistas no instagram: identificando e categorizando os assuntos abordados nas publicações por meio de uma análise da conta de Cristiano Ronaldo
Por Henrique Marques Ferreira (Autor), Élcio Eduardo de Paula Santana (Autor).
Resumo
Os diversos níveis de marcas envolvidos no ecossistema esportivo (eventos, equipes, patrocinadores e esportistas) se atentam às possibilidades de comunicação por meio das redes sociais, integrando essa dimensão às suas promoções mercadológicas (Filo, Lock & Carg, 2015). A atenção que o esportista dispensa aos tópicos que são abordados em suas postagens pode impactar favoravelmente na formação de sua imagem e no conhecimento de sua marca pessoal, propiciando que ele se venda a outras marcas enquanto meio de comunicação com o púbico final, e que tenha uma plataforma para comercializar/propagandear produtos de sua propriedade. Os assuntos abordados nas comunicações de esportistas em redes sociais já foram tratados no âmbito do Twitter por Pegoraro (2010) e Frederick (2014), classificações essas revistas em pesquisa mais recente por Ferreira e Santana (2021). O mesmo tipo de estudo, aplicado ao Facebook, foi realizado por Carfesan e Santana (2021). Como não se encontrou esse tipo de análise envolvendo o Instagram, e dada a proeminência dessa rede social no contexto comunicativo atual (Statista, 2022), escolheu-se analisar as postagens de esportistas nessa plataforma. Objetivos: identificar quais são os assuntos tratados pelos atletas em publicações no Instagram e aglutiná-los em função da similaridade de temas tratados. Método: executou-se a pesquisa documental, utilizando-se da amostragem por julgamento (Collis & Hussey, 2005) para se escolher um caso, o futebolista português Cristiano Ronaldo, por se acreditar que a sua atuação nas redes sociais se constituem em um benchmark. Esse atleta, além de ser