Resumo

Os jogos tradicionais e as brincadeiras recreativas são considerados ferramentas ideais para o desenvolvimento de diversas capacidades e habilidades dos alunos principalmente, durante às aulas de Educação Física, uma vez que promovem não apenas expressões motoras, mas também, aspectos sociais, comportamentais, históricos e culturais.  Analisar a percepção dos docentes quanto às suas ações pedagógicas relacionados aos jogos e as brincadeiras lúdicas, assim como sua percepção acerca dos do uso do lúdico como elemento fundamental no processo de apropriação do conhecimento. Pesquisa bibliográfica, baseada na revisão de estudos de considerados relevantes e publicados na última década, relacionados à temática. É nas brincadeiras que se pode explorar a criatividade e a curiosidade da criança que vai influenciar na relação afetiva e social dela. No entanto, a falta de espaços e materiais adequados foi identificada como um problema constante na educação brasileira, em todas as suas etapas, ao passo que os jogos culturais e brincadeiras se sobressaíram como uma alternativa viável para o alcance dos objetivos lúdicos e sociais esperados. Inferiu-se que o brincar está intimamente relacionado ao aprendizado como um todo, sendo indispensável para a obtenção de novos conhecimentos, além de contribuir significativamente, para a formação global do indivíduo, no âmbito físico, afetivo, cognitivo e social.

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