Resumo

O propósito central deste estudo foi detetar a valorização e o entendimento que os professores cooperantes têm de reflexão e de formação de professores reflexivos. Adicionalmente procurou-se identificar as estratégias que estes percecionam como mais eficazes na promoção da capacidade de reflexão do estudante-estagiário. Participaram neste estudo 21 professores cooperantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) do ano letivo 2009/10, responsáveis pela orientação da prática de ensino supervisionada (PES) no contexto escola. Na recolha de dados recorreu-se a uma entrevista semi-estruturada com quatro questões abertas. Para analisar os dados utilizou-se a análise de conteúdo, por recurso a um processo dedutivo-indutivo. Os professores cooperantes revelaram um entendimento de reflexão marcado pelas ideias de Schön (1983), sendo evidente no seu discurso a valorização da reflexão no processo formativo dos estudantes-estagiários. Em termos de estratégias promotoras da reflexão as mais valorizadas foram o diálogo, o questionamento sistemático e a emissão de feedbacks.

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