A Proposta Curricular do Estado de São Paulo na Perspectiva de Professores de Educação Física em Piracicaba/sp
Por Lucas de Andrade Carvalho (Autor), Cinthia Lopes da Silva (Autor).
Resumo
O objetivo deste texto é identificar e analisar: 1) como os professores da Rede Estadual de Ensino em Piracicaba avaliam a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (PCESP) e 2) qual o conhecimento que tais professores possuem acerca do conceito de cultura corporal de movimento e da discussão sobre lazer, apresentados na PCESP. Nesta pesquisa qualitativa entrevistamos sete professores de Educação Física, que apontaram
pontos positivos e negativos acerca do documento citado, relacionados à sua implantação e aplicabilidade. Três dos professores demonstram não ter conhecimento aprofundado acerca dos conceitos mencionados, no entanto, consideramos que a responsabilidade por este fato seja em parte da própria Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por desenvolver poucas ações no sentido da formação continuada de professores.