Resumo
O presente trabalho originou-se da indagação básica sobre qual- A proposta educacional das APAES (Associação de pais e amigos dos excepcionais) e teve como objetivo uma avaliação a nível macro e micro das instituições citadas no desenvolvimento da exposição. A temática que tem em vista uma ou mais entidades educacionais parte do pressuposto exiomático de que possuem uma proposta possível de ser avaliada. A trajetória do desenvolvimento, através da pesquisa permitiu explicitar os pressupostos, concluir sobre a eficácia da proposta e complementar, baseada na experiência, técnicas e estratégias que levarão à eficiência de modo mais rápido. Dividimos a exposição em duas partes, precedidas de um capítulo introdutório. A primeira parte consta da fundamentação e a segunda da pesquisa propriamente dita. O excepicional é protegido por leis e princípios que norteiam a ação educativa, visando à sua real noção como pessoa que é também à integração social. Na pesquisa, iniciada pelo capítulo quarto, com os objetivos e pressupostos, não há hipótese alevantada, porém colocações que conduziram a uma macro-avaliação da proposta educacional. Confirmamos que os conteúdos dos Planos e /ou Planejamento são essenciais na avaliação, porém não únicos, nem suficientes, pois a proposta deve também ser vista a nível de micro-avaliação sendo pelo sistema/cliente ou técnico/administrativo. No capítulo quinto, procuramos mostrar que existem teorias a respeito do excepcional, mais baseadas em nossos preconceitos e por esse motivo estigmatizamos a criança com a marca D.M. A fundamentação prática tem em vista os instrumentos de mensuração da proposta. Dentre outros pressupostos avaliados- esteve o objetivo presente- da integração. O esforço realizado em torno do temro e da própria instituição educacional leva-nos à realidade de que a proposta das APAES está sendo cumprida e que na volta ao sistema regular de ensino, o egresso das APAES é desestruturado, ficando à mercê de sua marginalização social. Embora durante o estudo, algumas conclusões apareçam apresentamos o sétimo capítulo de analise dos resultados, iniciando com uma descrição das APAES de Santa Bárbara d’Oeste, Campinas, Limeira e Rio Claro e comparando técnicas e estratégias, mostrando como são obtidos os melhores resultados. As conclusões foram, portanto, resultantes de um estudo de alguns anos, havendo presenciado diferentes etapas das referidas APAES.