Resumo

Objetivamos com este trabalho apresentar o modelo educacional baseado no método psicogenético de Lauro de Oliveira Lima - pedagogo oriundo da cidade de Limoeiro do Norte-Ceará. Inicialmente realizamos estudos em livros, artigos e periódicos, em seguida visitamos uma escola para realizar observações e entrevistas com professores, coordenadores, gestores e alunos, nesse delinear de ações, elaboramos uma síntese entre a teoria e a prática (práxis), visando o entendimento do desenvolvimento cognitivo, crítico e significativo a partir da cooperação em sala de aula por meio da Dinâmica de Grupos. Os resultados apontaram que mesmo sem a metodologia focar nos conteúdos, pois tem uma visão construtivista, os estudantes saem com uma bagagem intelectual importante para continuar sua vida escolar em outras escolas, e na academia. Considerando que Lauro defende a autonomia e a construção do conhecimento individual a partir do coletivo, e trata a Dinâmica de Grupo como um importante componente na aprendizagem dos alunos, entendemos que este método precisa ser socializado entre os educadores. 

Arquivo