Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as propostas de ensino adotadas pelo Programa Educação pelo Esporte do Instituto Ayrton Senna, utilizando para a discussão as contribuições da Análise do Comportamento. Para a realização deste objetivo, trechos do material sobre o Programa Educação pelo Esporte foram selecionados e separados em categorias. Além disso, a obra Tecnologia do Ensino de B. F. Skinner foi selecionada e estabelecida como referência. A análise feita aponta aproximações entre as propostas de ensino apresentadas pelo Programa Educação pelo Esporte e os princípios apontados pela Análise do Comportamento como ideais para processos educacionais eficazes. Também foram identificadas críticas ao uso abusivo de controle aversivo na educação formal e a possibilidade de usar o esporte como meio alternativo a essa prática, sendo também um contexto mais apropriado para a construção de novos repertórios comportamentais. A conclusão é de que a proposta de ensino do Programa Educação pelo Esporte configura-se como um caminho apropriado para o ensino de repertórios comportamentais úteis à cultura e que, a disseminação dessa prática é mais do que necessária em um país onde a educação formal é tão deficiente

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