Integra

Introdução

 Boa tarde, distintos convidados, Senhoras e Senhores Deputados, Ministro dos Países Baixos, Ministro da República da Coreia, Ministro do Japão. É um prazer ser convidado a falar com todos vocês em Tóquio hoje.

 "Integridade é o que você faz quando ninguém está assistindo; é estar fazendo a coisa certa o tempo todo, mesmo quando isso pode trabalhar em sua desvantagem "- disse Tony Dungy, um treinador de futebol americano aposentado. É uma questão de crenças, atitude, compromisso e cultura; de fazer a coisa certa, no caminho certo, pelas razões certas.

 Senhoras e Senhores - o esporte é algo que, até hoje, esperamos que seja jogado de forma justa e correta. Esperamos que reflita os valores que nós aspiramos em nossas vidas, e vemos o esporte como um veículo para a saúde progressiva e bem-estar e para a construção de pontes em que é muitas vezes de um mundo dividido.

 Mas não podemos colocar o ônus sobre os atletas sozinhos para defender a integridade do esporte. A integridade vem do topo, e é por isso que devemos manter aqueles que governam o desporto - os nossos administradores e líderes desportivos - à um nível ainda mais elevado, como lhes é confiado por os atletas que servem e ao público em que de seu próprio futuro depende.

 Olhando para o doping - o maior flagelo enfrentado pelo esporte hoje – e é a WADA que, desde 1999, tem sido responsável e continua sendo responsável por proteger o esporte limpo e defender os direitos do atleta limpo. Tomamos nosso papel como regulador extremamente a sério. As pessoas colocam muita fé em um regulador. Eles esperam justiça na identificação das transgressões e esperam que medidas sejam tomadas contra aqueles que não seguem as regras. Na WADA, temos o dever de assegurar que todas as partes interessadas cumpram as regras contidas no Código Mundial Antidopagem (Código).

 O papel da WADA é mais importante do que nunca devido às violações sérias e chocantes às regras do Código que foram expostas através da Comissão da Libra (Pound Commission) em 2015, e da investigação da McLaren de 2016. Através dessas duas investigações, e nosso programa mais amplo de revisão de conformidade, somos capazes de descobrir as falhas. Além disso, foram essas investigações - particularmente aquelas que revelaram a subversão organizada pelo Governo do sistema de controle de doping na Rússia - que estão contribuindo para um debate ainda maior sobre a integridade do esporte.

 Do ponto de vista da integridade, aprendemos uma grande quantidade nessas investigações. Quando nós apresentaram as evidências em ambos os casos, sabíamos o que tínhamos que fazer e que, em última análise, fizemos o que era certo. Em essência, tivemos que:

-                      Ser comprometido: Nós comissionamos duas investigações separadas, e asseguramos que eles fossem concluídas de forma independente. Nós então publicaram as conclusões na íntegra, como era esperado para todas as partes interessadas em todo o mundo.

-                      Ser corajoso: Ao apresentar recomendações seguindo as conclusões de ambas as investigações, defendemos o que era certo e o que o mundo esperava de nós.

-                      Ser honesto: Fomos transparentes em todas as nossas comunicações - de tornar público o mandato da Comissão para liberar os Relatórios na íntegra.

-                      Ser disciplinado: Permanecemos dedicados e controlados, mesmo quando desafiados - e recusamos participar em qualquer atividade de natureza política. Esta foi a força da WADA desde a sua criação.

-                      Ser resiliente: Alguns estão pedindo uma revisão do sistema antidoping e do modo como ele é governado. Devemos manter a resistência em nossa busca para proteger o atleta limpo. E, devemos continuar a levar todas as sugestões construtivas a bordo e procurar formas de reforçar a WADA e o sistema antidoping mais amplo.

 As duas partes da WADA - esporte e governo - apresentaram recentemente propostas construtivas destinadas a reforçar o movimento antidoping com uma WADA independente e habilitada a liderá-la.

 Houve consenso quanto ao fato de uma WADA robusta e dotada de melhores recursos com maiores poderes para realizar o seu trabalho era a resposta aos desafios que enfrentamos atualmente em matéria de luta contra a dopagem. Eles concordaram que a AMA deve ser encorajada a desenvolver as criações que realizou ao longo dos últimos 17 anos se quisermos avançar com os nossos esforços.

 Continuaremos a recolher sugestões de todas as partes interessadas e, na nossa Reunião do Conselho de Fundação em Glasgow, no próximo mês, iniciaremos um “roteiro” para a futura orientação do sistema antidoping.

 Também aprendemos no início deste mês com o movimento (SIGA) para desenvolver um conjunto de normas universais para ajudar a melhorar a governança das organizações esportivas e proteger a integridade do esporte. Teremos de esperar para ver o que isso implica, mas uma coisa é clara: Eu estou falando a vocês sobre o tema da integridade esportiva num momento em que é uma prioridade absoluta para o movimento esportivo global.

A WADA, suas realizações e os seus desafios

 Vamos rever brevemente a WADA e as suas realizações - e ver como a organização tem sido um modelo de boa governação e de progresso.

 A Agência foi constituída em 1999 na sequência dos acontecimentos do Escândalo Festina do ano anterior. A WADA era a resposta conjunta do esporte e dos governos ao escândalo de doping que abraçou o ciclismo - basta pensar, antes da existência da WADA, não havia um único conjunto de regras, nem uma sanção padrão de doping ou um processo de julgamento de atletas. A WADA trouxe consistência e justiça onde anteriormente havia disparidade, falta de coerência e regras diferentes para diferentes atletas.

 Desde a chegada da WADA, muito tem sido feito para fortalecer a integridade do sistema:

-                      O O Código Mundial Antidoping - criando regras harmoniosas em todo o mundo. Este foi adaptado em duas ocasiões desde então.

-                      A Convenção Internacional da UNESCO redigida, adotada e ratificada em tempo recorde - que agora tem 98% de aceitação universal.

-                      As Organizações Nacionais Anti-Doping agora existem em praticamente todos os países do mundo; E, quando não, foram criadas Organizações Regionais Antidopagem para trazer o antidoping a partes do mundo que até então não tinham sido tocadas por nosso movimento. Disso podemos ficar orgulhosos.

-                      Novas técnicas de testes científicos foram desenvolvidas, com testes inteligentes sendo empregados cada vez mais.

-                      O Passaporte Biológico do Atleta, ou ABP como é conhecido, e é usado por um número crescente de esportes e países.

-                      Os poderes de investigação foram concedidos à WADA - e foram com êxito, como pudemos ver através das investigações Pound e McLaren.

-                      Os programas de educação tornaram-se globalizados e disponíveis em inúmeras línguas.

-                      A WADA estabeleceu parcerias com agências de aplicação da lei, como a Interpol, a Europol e a Organização Mundial das Alfândegas, que tem ajudado enormemente em termos de partilha de informações e de informações para combater tanto a dopagem como a criminalidade organizada.

-                      Temos também parcerias com organizações farmacêuticas, como GlaxoSmithKline, Pfizer e agora Astellas. Estas parcerias ajudam as farmacêuticas a informar à WADA o desenvolvimento composto de suas substâncias, e se há o potencial para futuros abusos no esporte; E, por sua vez, permite que a WADA informe as organizações farmacêuticas caso descubra evidências de oferta de mercado negro envolvendo seus compostos. Estas parcerias são uma win-win para todos.

-                      Temos pessoas experientes, dedicadas e altamente treinadas envolvidas no antidoping - tudo isso como resultado da criação de "uma indústria" pela de 17 anos.

-                      E agora, introduzimos o programa de revisão de conformidade; um programa concebido para monitorizar melhor o combate ao doping e garantir a aplicação de regras, legislação e programas em todo o mundo.

 A WADA tem alcançado muito acima do seu peso: podemos estar bastante orgulhosos do que conseguimos com meios modestos. E, embora haja sempre espaço para melhorias, gostaria de perguntar àqueles que questionam nossa contribuição para considerar o que foi alcançado; e, imaginar onde o esporte estaria se não houvesse a WADA - nenhum líder global do esporte limpo.

Parcerias e Cooperação

 No entanto, a WADA não poderia realizar sozinha todo este trabalho. Nós não trabalhamos no vácuo. Somente através de parcerias com o movimento esportivo e os governos que podem ser feitas estradas reais.

 A representação do governo em nosso Conselho de Fundação tem sido excepcional ao longo dos anos - o governo fornece uma influência real em áreas que o esporte é incapaz de. Particularmente com a introdução de legislações que impedem o tráfico e a distribuição de substâncias proibidas aos atletas. Particularmente com o tratamento da tendência crescente de melhorar o desempenho do abuso de drogas na sociedade em geral - para além do nível de esporte de elite em que a WADA está envolvida.

 E aproveito este momento para elogiar os representantes japoneses do Comité Executivo e do Conselho de Fundação da WADA que, ao longo dos anos, têm sido tão ativos na promoção, apoio e envolvimento dos países nessa região e, de fato, no resto do mundo. O Japão tem sido um dos principais parceiros da WADA na implementação de programas antidoping e na implementação de uma filosofia de esporte limpo. Longo que isso continue enquanto nós nos dirigimos para Tóquio 2020.

 O sucesso só é possível através da cooperação entre todos os parceiros. Isso soa verdadeiro para do ponto de vista do antidoping, e soará verdadeiro para todo o esporte os esforços de integridade destinados a abordar a boa governação, a fixação de correspondências e as apostas ilegais, questões de integridade financeira ou mesmo questões de corrupção no desporto.

 Na verdade, à medida que olhamos para uma maior integridade no esporte - os governos são tão vitais para garantir que a gestão do desporto permaneça elevada na bandeja de entrada em todos os países. De acordo com nossa experiência em antidoping, é claro que os estreitos vínculos governamentais com os Comitês Olímpicos Nacionais, as Federações Nacionais de Esportes, os Grandes Organizadores de Eventos em seu país e quaisquer outras organizações esportivas governamentais (como os Conselhos Esportivos nacionais, por exemplo) com muitos frutos se quisermos ser bem sucedidos e coordenados na luta contra a dopagem no desporto.

 Ao estabelecer uma estreita cooperação com os seus parceiros desportivos, introduzindo a legislação e a regulamentação necessárias para abordar as questões, abraçando os programas de denunciantes - garantindo assim o anonimato e a proteção dos informantes - estas serão algumas áreas onde os governos podem ajudar a proteger a integridade do esporte.

 Coletivamente, temos a responsabilidade de proteger o esporte da má governança do Jogo sujo. Somente se eticamente executado a sociedade continuará a acreditar e amar o esporte.

 Obrigado.

(Trad. Juliana P. Soares)

Acessar Arquivo