Resumo

O estudo investiga a importância da Psicomotricidade na educação corporal dos idosos, adultos com comorbidades e pessoas com deficiências através da terapia psicomotora, estimulando o sujeito biopsicossocial em sua integralidade: cognitiva, relacional/afetiva e física para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos pacientes atendidos nas instituições de saúde pública do município de São Gonçalo-RJ. A fundamentação teórica da pesquisa engloba um vasto acervo de literaturas científicas de autores contemporâneos e pesquisadores nas áreas da Psicomotricidade, Aprendizagem Motora, Adaptação Neural, Neurociências, Educação Física, Programação Neurolinguística, Psicologia, Desenvolvimento do Adulto e da Educação. Como metodologia na pesquisa, utilizou-se um questionário para uma anamnese inicial que trata da prontidão dos pesquisados em realizar atividades física, além das observações em dois momentos distintos: antes e após a aplicação das atividades de educação física, visando medir a evolução dos pesquisados. Como resultado, os pesquisados mostraram uma grande evolução nos aspectos físico, motor, cognitivo, intelectual, afetivo, social, relacional e biopsicossocial. Então, concluise que as atividades de educação física contribuíram em muito para o desenvolvimento integral dos pesquisados. 

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