A Queimada e Suas Variações: Indicativos Para Uma Prática Participativa na Educação Física Escolar
Por Susan Kelly Fiuza de Souza Oliveira (Autor), Cleomar Ferreira Gomes (Autor), Evando Carlos Moreira (Autor), Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani (Autor).
Resumo
O texto relata a experiência pedagógica com o ensino de uma unidade didática sobre a queimada e suas variações nas aulas de Educação Física, com uma turma de alunos do quinto ano do ensino fundamental, de uma escola municipal de Anápolis - GO. O plano de intervenção foi organizado com a participação dos alunos envolvidos na sistematização de planos de aulas, que tematizaram a vivência da queimada com a intenção de ressignificar a experiência corporal com esta manifestação da cultura corporal de movimento. Os registros realizados pelos alunos demonstraram que a vivência da queimada pode ser um fator motivacional para engajamento nas aulas de Educação Física. Constatou-se que a utilização da unidade didática sobre a queimada possibilitou aprendizagens sobre o que se faz do e com o corpo em movimento