A Racionalidade Biomédica Desportiva e a Materialização do Fazer Científico na Matriz Curricular do Curso de Educação Física da Ufrgs
Por Cibele Biehl Bossle (Autor), Alex Branco Fraga (Autor).
Em Movimento v. 22, n 3, 2016. Da página 877 a 888
Resumo
Este estudo de cunho qualitativo objetivou compreender as condições de possibilidade para a materialização do “fazer científico” na matriz curricular do curso de Educação Física (EF) da EsEFID/UFRGS. A literatura sobre o processo de cientifização da EF, assentado em uma racionalidade biomédica, e os documentos prospectados na própria instituição constituíram, respectivamente, a teoria e a empiria do estudo. Para apreciação dos documentos foi utilizada a análise documental, apoiada nas orientações de André Cellard (2012). A análise do marco documental empírico permitiu visualizar na micropolítica desta instituição específica o movimento macropolítico de cientifização da EF, demarcado pelo declínio de um modelo técnico-esportivo e pela assunção de uma racionalidade biomédica desportiva no perfil formativo da área.