Resumo

Embora o currículo da Educação Física nas escolas inclua as lutas, elas continuam recebendo pouca importância. Este  estudo  buscou  identificar  a  realidade  atual  da  aplicação  das  lutas  na  Educação  Física  escolar,  em  Barra  do Garças-MT,  trazendo  uma  comparação  com  o  município  do  Rio  de  Janeiro-RJ.  Trata-se  de  um  estudo  primário observacional  e  transversal  com  duas  formas  de  observação,  descritiva  e  comparativa,  utilizando  questionário adaptado  previamente  aplicado  e  validado  na  cidade  do  Rio  de  Janeiro–RJ,  composto  por9  questões  fechadas. Foram entrevistados 12 profissionais de Educação Física (4 mulheres e 8 homens) de escolas públicas de Barra do Garças-MT. O presente estudo apresenta resultados que sugerem que a não inclusão desses conteúdos não se deve ao  desinteresse  dos  profissionais  ou  alunos,  mas  sim,  à  formação  acadêmica  insuficiente.  As  lutas  devem  ter  a mesma importância que outros conteúdos do currículo do curso de Educação Física, sendo estimulada a inclusão desse conteúdo.

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