Resumo

O Presente trabalho surgiu com a intenção de investigar a infraestrutura das escolas de Macaíba/RN, nos quesitos “instalações e equipamentos” para aulas de educação física, já que recorrente a reclamação do professor da área sobre as dificuldades encontradas nas escolas públicas. Assim, torna-se necessário compreender como o processo histórico contribuiu para que hoje tenhamos salas de aula para educação física escolar, tendo-se arquitetura pouco favorável e como os espaços físicos e equipamentos didáticos pedagógicos dessas escolas são apropriados pelos professores de Educação Física. O objetivo de estudo foi Identificar os tipos de instalações e equipamentos disponíveis para aulas de educação física, além de verificar as penúrias apontadas pelos professores. Para tanto, recorremos à pesquisa descritiva, tipo estudo de caso. De um modo geral, identificamos que a realidade existente nas escolas não contemplam as recomendações contidas nos parâmetros básicas de infraestrutura e concomitantemente aos indicadores de qualidade na educação. A realidade dos espaços físicos e dos equipamentos disponíveis para as aulas de educação física escolar do município de Macaíba se distancia das recomendações encontradas na literatura. A partir disto identificamos a necessidade de um zelo maior vinda por partes dos gestores públicos, em especial da Secretaria de Educação, no sentido de disponibilizar materiais específicos e instalações com qualidade para melhorar as condições de trabalhos dos professores de educação física.

Arquivo