Resumo

A Educação Física escolar brasileira tem passado em seu contexto histórico, por um processo de transformação, marcado, principalmente, pelo Movimento Renovador. Esse movimento incitou mudanças significativas que trouxeram a necessidade de pensar a Educação Física como um espaço pedagógico, comprometido com os propósitos da escola. Isso coloca vários desafios, dentre eles, a dificuldade que a área possui em produzir e sistematizar conhecimentos relevantes, para sustentar a Educação Física na concepção de disciplina escolar e enfrentar a falta de reconhecimento da importância dos saberes específicos a serem ensinados. Considerando esse cenário, a pergunta que orientou minha pesquisa foi: que elementos presentes ao longo de uma experiência coletiva de planejamento e validação curricular, podem colaborar para a potencialização da reconfiguração do sentido da Educação Física em uma comunidade escolar? Desse modo, objetivou-se analisar a possibilidade da reconfiguração do sentido da Educação Física em uma comunidade escolar, a partir de uma experiência coletiva de planejamento e validação curricular, com participantes de um grupo de estudo colaborativo. Para essa finalidade, trabalhou-se metodologicamente com a pesquisa-ação, com duas professoras atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, uma diretora e um coordenador pedagógico, de uma escola da rede municipal de ensino, do interior do estado do Rio Grande do Sul.

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