Resumo

A possibilidade de vir a refletir sobre a sua prática pedagógica foi oportunizada a três professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS), que atuavam de 5a a 8a série do Io grau. Esta pesquisa, de característica participativa, desencadeou, durante o seu processo (três meses), inter- relações do pesquisador com os professores/sujeitos, diferenciadas pela maneira de agir, pensar e ser de cada professor/sujeito, na relação direta estabelecida com o pesquisador. Aulas foram filmadas, aulas foram observadas, aulas foram discutidas, conversas foram realizadas, posicionamentos foram assumidos, registros foram feitos. Nessa trajetória de acontecimentos, os professores 1 e 2 vivenciaram um processo de reflexão sobre suas práticas pedagógicas, passando a perceber suas ações, questionando-as, chegando, em certos momentos, a evidenciar mudanças de comportamento. O professor 3 procurou sempre descrever e/ou justificar suas ações, não refletindo sobre elas, revelando um estado pessoal de desmotivação, acomodação, alienação e frustração, com repercursões na sua identidade e conceito. Acredita-se que a melhoria da qualidade do ensino da Educação Física, marcada por muitos professores, numa posição de comodismo, de individualismo, de ressentimento pela falta de soluções aos seus problemas práticos imediatos, tem que ser feita através do processo de discussão e reflexão de suas práticas pedagógicas. Essa crítica da qualidade do ensino, que sempre recai sobre o professor que está lá no pátio e/ou ginásio, precisa ser revista e ampliada, para que os professores dos cursos de formação, também venham a refletir sobre a sua prática, assumindo suas responsabilidades como formadores de profissionais.

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